Todos nós sabemos que a imprensa é uma casa de favores em Portugal. Quando lemos muitas vezes percebemos de onde vem e porquê. Vejam bem esta notícia do ECO, e reparem nos subilinhados.
Notícia ECO
Além da despesa corrente, como os salários, o Sporting tem um ‘waiver’, leia-se mais tempo, para pagar ao BCP e ao Novo Banco uma dívida entre os 35 e os 40 milhões de euros, decorrente do não cumprimento de um contrato passado, que obrigava, por exemplo, o Sporting a pagar uma percentagem das transferências de jogadores. Miguel Maya e António Ramalho são dois concorrentes que estão a trabalhar em sindicato. Ou o Sporting resolve de uma vez a dívida global, leia-se o crédito e aqueles títulos convertíveis em ações, e aproveita o desconto, ou vai ter de pagar tudo até ao último euro.
Uma fonte de um banco credor revelou ao ECO que não há qualquer condição para um aumento da exposição de risco ao Sporting. Nem a qualquer outro clube, já agora. E se não aparecer uma proposta global de recompra daquelas responsabilidades, os dois bancos vão exigir o pagamento dos empréstimos ao valor nominal. Ou comunicar ao supervisor que este cliente está em dívida e falhou o pagamento.
A Banca quer baixar o seu envolvimento com os clubes, e por isso no passado tanto Porto como Benfica anteciparam grandes parcelas dos seus contratos televisivos para pagar antecipadamente essas mesmo. Isto com benefícios directos para o Porto nesse caso, e o Benfica estranhamente não ganhou nada, mesmo que por essa altura pessoalmente o Luís Filipe Vieira tenha tido tratamento simpático da banca.
Também sabemos, pela própria boca de Bruno de Carvalho, que havia um acordo com a Banca para fazermos o mesmo, recomprando todas as VMOCS de uma vez só, com um valor muito simpático, mas libertando a Banca de dívida do Sporting, como o tinha feito com os outros rivais.
Ora a Banca precisa disso, e daí esta notícia tão bem colocada para pressionar a isso mesmo. Não digo que Frederico Varandas não deva fazer esta compra, acho mesmo que a deve fazer mesmo recorrendo a fundos como a Apollo, mas que repare que neste momento se a Banca esta a pressionar neste nível é porque precisa disto, e como tal as condições têm de ser bem atractivas para o nosso lado.
Verificar a data, sff!
https://twitter.com/omalestafeito/status/1049770150029877249
Deve-se dinheiro, não se paga o que se deve e na tua cabeça ainda se devem pedir condições mais atrativas?? 90M de perdão não chegam?