Estive presente na AG da SAD que decorreu ontem no Estádio de Alvalade.
Existe sempre algum recato e reserva de informação que devemos ter presentes pelo que o leitor não espere da minha parte um relato minucioso com highlights ou momentos “cmtv” da mesma… Aqui citaria António Oliveira na, após os seus 3 golos ao Zagreb no Estádio de Alvalade em 82 : “quem viu, viu, quem não viu tivesse visto”.
Há no entanto considerações gerais que se podem fazer… a excelente condução de do PMAG, Bernardo Ayala, da AG.
Sendo que o PMAG é uma espécie de “árbitro” do jogo, poderíamos afirmar que foi uma arbitragem à inglesa, a deixar jogar sem cartões amarelos nem interrupções de jogo para faltas e fitas dos jogadores…o preço a pagar foi a hora adiantada em que a AG terminou (cerca das 2 da manhã!) mas penso que valeu a pena.
Em seguida verificar que estavam presentes 37 acionistas onde, razoavelmente , identificadas e representadas as várias tendências e sensibilidades atualmente existentes no Sporting! O que é de salutar pois redes sociais e televisões há muitas…já quanto toca de dar a cara e falar de viva voz nos locais próprios a coisa muda …e de que maneira!!
No que respeita as decisões e esclarecimentos prestados, foi explicado que o valor de remuneração proposto é um limite máximo, não um aumento tabelado, pelo que cabe ao Conselho de Administração aplicar ou não vencimentos até esse limite. O acionista principal da SAD, o Sporting Clube de Portugal foi o único acionista que votou favoravelmente a proposta de remunerações, através do seu representante na AG que é o Dr. Frederico Varandas.
Questão que também estava a levantar celeuma, foi esclarecido que as 2 administradoras agora eleitas são não executivas.
Para fechar, foi ontem evidente que o nível de preparação, estudo e domínio de dossiers para se assumir a condução duma SAD com a dimensão da do Sporting não é brinquedo nenhum e que o nível de escrutínio e interesse dos acionistas pelo desempenho e tomadas de decisão é intenso. O nível de participação ativa de quase todos os acionistas foi prova disso mesmo.
Haja sabedoria para não andar atrás de fantasmas nem esqueletos no armário, potencializando toda esta energia que a SAD tem e certamente o desempenho com concretização de objetivos desportivos e financeiros estará bem mais perto.
Viva o Sporting!!
NOTA: Urge rectificar que o @Sporting_CP não foi o único acionista a votar a favor da proposta, havendo mais 0,006% de capital a votar favoravelmente. A Holdimo terá votado contra com zero abstenção o que me levou ao lapso. Obrigado a todos os que alertaram para o erro.
Deixe uma resposta