Neste momento estamos a assistir quase diáriamente a notícias que preocupam, e muito, sobre as finanças do Sporting e a sua capacidade de cumprir com as suas obrigações. Ao saber isso, e ao ver a notícia hoje do Record sobre Jovane fico preocupado.
Todos sabemos que eu não gosto da imprensa, e também tenho sérias dúvidas sobre muita da sua honestidade. Mais, sei que é usada recorrentemente como máquina pelos clubes para passar mensagens. O problema aqui e que o Record tende a ser usado pela nossa direcção nesse sentido, e a notícia que surge hoje é esta.

Sei que pelos vistos estamos a precisar de dinheiro fresco. Todas as falhas de pagamento apontam para isso. Mas olho para Jovane e vejo um dos jogadores com mais facilidade de ser rentabilizado no plantel, e vendido mais tarde por algum dinheiro.
Mesmo sabendo que não é um jogador super inteligente temos aqui um jogador que tem um perfil quase perfeito para Inglaterra. Rápido, potente e com golo, é o tipico jogador que qualquer Wolves desta vida, ou Everton, não teria problemas em pagar 30-40 milhões por ele se o conhecesse.
Uma boa temporada de Jovane e claramente valerá bem acima dos 15 milhões, mas o maior motivo para não querer negociar por esse valor é a pobreza franciscana do nosso plantel.
Mesmo estando longe de ser um extremo feito Jovane é facilmente o nosso melhor extremo, e entre ele e Sporar estão os nossos dois melhores atacantes por larga margem. Vender um dos nossos melhores jogadores por 15 milhões significaria que, e estando a ser optimista, teriamos desse valor 5-6 milhões para reinvestir.
O que acham que iriamos conseguir por 5-6 milhões? Claramente algo que não chegaria para ser titular no lugar de Jovane. Por esta ordem de valores esta direcão até agora contratou Sporar, Rosier e Rafael Camacho. Se formos a ver bem apenas Camacho será realmente dessa ordem de valores pois Sporar tem cláusulas que poderão aumentar bem o preço, e Rosier com o jogador que foi em troca passa facilmente os 8 milhões.
Sair Jovane e entrar um jogador como Camacho, com potencial mas longe de ser uma solução para o imediato, apenas nos colocará mais longe de ficar em terceiro para o ano e almejar a Liga dos Campeões. E ficando fora da Liga dos Campeões para o ano o fosso para o Benfica e Porto ficará cada dia mais inalcansável, e seremos passados desportivamente pelo Braga durante um bom tempo.
Deixe uma resposta