A formação no Sporting não pode ser apenas formar atletas, tem de ser muito mais que isso, e todos sabemos que fora algumas excepções temos falhado mais do que acertado quando estamos a formar Homens.
Um dos pontos que mais gostei da entrevista de Frederico Varandas ao Sporting 160 foi precisamente esse. A cultura Sporting em falta na formação, de miúdos com camisolas de clubes estrangeiros na academia, e aquela que é uma irritação suprema de os ver olhar muitas vezes para o Sporting como um trampolim para outro lado.
Ontem Frederico Varandas deslocou-se com Bruno Fernandes e Miguel Luís, ambos integrantes do plantel profissional, ao polo de formação da Universidade de Lisboa, onde os nossos escalões mais jovens treinam. Nas declarações que se seguiram disse o seguinte.
É um orgulho. Não é o facto de ter cumprido uma promessa, é mais do que isso. É importante perceber que estes miúdos são o futuro do Sporting. Treinar aqui e ter a vista para o estádio… Jogarem lá tem de ser a ambição deles.
Boas declarações que fazem sentido. Também afirmou que iriam ser dados 400 convites para os atletas da formação para este jogo, e que isso passaria a ser uma prática regular. Espero que sim, porque sentirem o nosso estádio de forma constante, sofrerem nas bancadas pelas nossas vitórias, mais rapidamente lhes enraizará o nosso amor e cultura.
Quanto à presença dos jogadores do plantel profissional, confirmou que seria algo mensal, o que também me parece lógico. Claro que de futuro duvido que seja o Presidente a acompanhá-los, mas se for Beto por exemplo, como actual Team Manager, não se perde nada, e ainda pode falar mais com eles e contar-lhes como é ser campeão pelo Sporting.
Estas medidas, ainda que pequenas, mostram um caminho certo. Agora que se saiba caminhar por esse mesmo caminho, e se dê ainda mais condições à formação tanto de atletas como de Homens.
Deixe uma resposta