A imprensa portuguesa, especialmente a Cofina e Sic Notícias, estão órfãs de José Peseiro como todos sabemos. Estranhamente desde que ele saiu também houve menos informações internas a passar para estes órgãos, algo que vinha desde o inicio da Comissão de Gestão.
Só por isso já ficaria contente, mas ao mesmo tempo é de salientar o ataque que começou a ser feito a Frederico Varandas desde essa decisão ter sido tomada. Como tal qualquer escolha de treinador que vier a fazer irá sempre ter comentários desta gente de tal forma tendenciosos que irão fazer tudo para os denegrir. Até mesmo chegar à desonestidade intelectual, ou pura mentira.
Ora vejamos este artigo hoje no Record como exemplo.
O presidente Frederico Varandas teria de ser um extraordinário analista futebolístico para conhecer a fundo o perfil e o trabalho de Marcel Keizer, ao ponto de o identificar como o sucessor ideal de José Peseiro em Alvalade, pelo que esta súbita atração pelo desconhecido surpreende.
Sobretudo quando o eleito é um treinador de 49 anos, e 13 épocas de carreira, que disputou apenas 28 jogos na Eredivisie. O seu ponto alto foi orientar a equipa B do Ajax, o seu único contacto com a mítica escola de formação holandesa que é colada como um cliché a qualquer técnico oriundo daquelas paragens.
O núcleo duro do futebol leonino é de outra opinião, certamente, mas não dá para perceber, pelo menos nessa primeira vista, qual será a mais-valia que Keizer vai garantir ao projeto e, sobretudo, que continuidade e evolução pode assegurar quando, face ao seu currículo, nem sequer tem provas dadas.
Pedro Ferreira Pinto, Record 5 de Novembro 2018
Claro que podemos dizer que em parte é verdade o que é dito, visto como treinador ter apenas uma época e meia de Ajax. Claro que omitir que na equipa B do clube, onde só jogam jogadores sub23, ter ficado em 2º lugar da segunda liga Holandesa não interessa.
Até é aceitável. Tal como é em não falar nos inúmeros talentos por ele lançado, tirando apenas da cartola dizer que é um treinador que aposta na formação.
Agora é muito conveniente esquecer de dizer que fez toda a formação no Ajax enquanto jogador saindo apenas aos 20 anos do clube. Alguém que segundo Pedro Ferreira Pinto dizer que o único contacto que teve com essa mítica escola de formação ter sido o ano que treinou lá, é desonestidade intelectual ou pura mentira?
Deixe uma resposta