Estou um bocado transtornado com todo este caso que afecta Miguel Albuquerque e o Sporting. É público que acho que Miguel Albuquerque é dos melhores funcionários do clube, e que foi decisivo pelo crescimento do Futsal, e agora das modalidades.
E é claro que estou cem por cento do lao das vítimas de violência doméstica, um crime abjecto que deve ser punido legalmente sem qualquer apelo nem agravo.
Ao que é noticiado Miguel Albuquerque foi condenado por violência doméstica para com a sua ex-companheira, com pena suspensa, e essa é a decisão legal do processo.
Pergunta 1: Porque o Sporting suspende e tenta rescindir com Miguel Albuquerque?
Quando me surgiu esta notícia defendi que percebia a lógica em conversas no WhatsApp. Por muito que não haja nenhuma justificação óbvia para o afastamento, por não ter sido decretado um distanciamento obrigatório entre a mulher de Miguel Albuquerque e este, faz sentido proteger uma vitima de agressão, mesmo que isso implique o afastamento profissional de um profissional competente.
Pergunta 2: O Sporting sabia que Miguel Albuquerque e a Ex-Mulher estão de novo juntos?
Esta é a pergunta que torna tudo mais complexo, e que cria aqui um problema moral ainda maior. Caso este afastamento seja para proteger a vítima faz pouco sentido se ela já estiver de novo junta com Miguel Albuquerque.
Para confirmar esta situação ainda ontem, depois das notícias, a Ex-Mulher colocou nas redes sociais imagens deles os dois juntos. Confirmei depois que esta situação era publica e conhecida no clube.
Isto não retira gravidade às acusações, e a lei até está preparada para isso tornando o crime público e impedindo que a acusação possa ser retirada pela vítima.
Pergunta 3: Pode a demissão ser por factos relevantes usando meios do clube e ocultação?
A teoria que surge entretanto é que o clube apesar de saber da acusação e do processo não sabia do resultado, e só soube ontem pela imprensa.
E que a demissão poderia ser por ter sido usado meios do clube na agressão. Se for esta a argumentação a dúvida que surge é se o clube estava ligado com este processo, porque é que não se constituiu como assistente do caso, sabendo também na hora do resultado do mesmo?
Pergunta 4: Pode ser demitido por motivos políticos?
Ignorando todos os outros factos podemos dizer que pode ser demitido por motivos políticos visto ser um crime grave, e que não se quer pessoas com este historial no clube. É uma decisão politicamente viável e aceitável, mas que leva à questão final.
Pergunta 5: Se se demitir politicamente Miguel Albuquerque deveria Varandas se demitir?
Que este processo era conhecido quando Miguel Albuquerque foi convidado por Varandas a ser sua figura de cartaz na campanha é um facto. Tal como posteriormente quando foi eleito era público este caso e tornou Miguel Albuquerque o Director Geral das modalidades.
Se Varandas sabia de tudo isto quando foi eleito, e usou Miguel Albuquerque como a sua maior arma eleitoral, e o confirmou depois como Director Geral das modalidades, teve decisões politicas que o validaram.
Se o demite politicamente, tem outra saída que não apresentar também a sua demissão por motivos políticos derivados do caso?
Deixe uma resposta