Foi desta forma que Helton Leite impediu que o nervoso miudinho dos jogadores do Benfica terminasse, marcassem um golo e conseguissem finalmente jogar um futebol minimamente competente. De lembrar que até este lance o Benfica ainda não tinha consigo rematar, e o Boavista já tinha ameaçado com perigo a baliza Benfiquista.
Sem este lance o mais provável era o nervoso miudinho continuar, e provavelmente seria mais uma derrota que Vieira não poderia permitir. Pouco depois Helton Leite voltava a falhar clamorosamente noutro lance, dando uma vantagem de dois golos ao Benfica.

Esta foi a capa do dia anterior. Juntando a exibição, em que quem maior responsável da vitória do Benfica foi Helton Leite, claro que surgem muitas controvérsias. No fim do dia no entanto podemos resumir isto a três grandes teorias diferentes.
Tudo Mentira
Esta é a teoria em curso pelos adeptos do Benfica. Segundo ela é tudo mentira, tudo criado para tentar denegrir o seu clube.
E claro, segundo estes Helton Leite acabou por fazer uma boa exibição, negando alguns golos aos encarnados após estes já estarem a vencer por dois golos de diferença.
Isto ignora epicamente que o jogo já estava desbloqueado, ou até ganho, e que nessa fase até pode ter feito boas intervenções, mas já tinha dado a vitória ao Benfica, voluntariamente ou não.
Helton Leite deu propositadamente a vitória ao Benfica
Esta é a outra teoria mais vista. Segundo esta Helton Leite foi comprado pelo Benfica para perder este jogo, pura e simplesmente.
As mais valias destas é que relembra o caso de Mika, que deu o campeonato ao Benfica com um frango nos descontos, ou de Cássio, que confessou que foi abordado pelo Benfica para perder o jogo de propósito no passado.
Por muito que esses casos sejam verdade não é certo que se repita aqui, e sinceramente estou mais em crer na terceira, e menos comum, teoria.
Pressão feita na imprensa traiu Helton Leite
O Jornal Record libertou a notícia, vinda de dentro do Benfica pelo que corre, de que estaria tudo fechado entre o jogador Helton Leite e o Benfica.
Faz pouco sentido o Benfica ir buscar um jogador pior que os que tem, e com 29 anos, mas é o que é. A não ser que seja para os esquemas de empréstimos, a tal mala encapotada.
Lançar esta notícia na capa no dia antes do jogo entre Boavista e Benfica é no entanto uma arma psicológica poderosa.
O jogador mal viu aquilo ficou sobre pressão, e com a quantidade de pessoas que relembraram compras do passado essa pressão aumentou exponencialmente.
Quando a primeira bola que lhe chega perto da baliza, a do tal vídeo em cima, Helton Leite devia estar com os nervos à flor da pele, sabendo que todos estavam a olhar para o que fazia e prontos a condenar qualquer erro. E errou fortemente.
Este tipo de pressão, já usado no passado pelo Benfica e até pelo Porto, é cruel para os jogadores que sem terem verdadeiramente culpa ficam sob uma pressão incrível, e facilmente erram. De quem é a culpa? Dos jornalistas, dos clubes que os usam, e dos reguladores, tanto desportivos como de imprensa, que tornam possíveis estes crimes contra a justiça desportiva.
Deixe uma resposta