Peyroteo Eusébio

O momento é de festa pelo maior feito da Selecção Portuguesa de Futebol até hoje. Somos uns justos e merecidos campeões, e este é o nosso momento! No entanto depois vejo coisas como esta da TSF e fico doente. Atentem bem o que fazem a Fernando Peyroteo para endeusar  Eusébio.

Os campeões voam com o caneco (e com Eusébio)

Diz o cabeçalho da notícia. Depois no inicio do texto vem isto:

Primeiro que tudo isto não era a fotografia oficial. Foi apenas uma fotografia tirada pelas redes sociais da Federação e que foi colocada no Facebook e Twitter, como fizeram a tantas outras.

Mas o que choca é a mais recente tentativa de apagar da memória Peyroteo. Vejam o pormenor em cima em que dizem que Eusébio foi o primeiro grande jogador Português. Isso é tremendamente errado. Houve vários antes dele. E um deles, Fernando Peyroteo, foi provavelmente maior que Eusébio.

Teve azar de jogar no periodo da Segunda Guerra Mundial, altura em que durante mais de doze anos não ocorreram provas internacionais. Mas os restantes números provam bem que foi melhor que Eusébio.

Agora podemos falar de todos e quaisquer factores, mas nunca poderemos negar que Eusébio foi o primeiro grande jogador Português. Foi um grande jogador sem dúvida, e o melhor Português do seu tempo. Mas não foi nem o nosso melhor de sempre, nem o primeiro grande.

E isso é o que nos andam cada vez mais a tentar vender, e a reescrever a história. Mas enquanto podermos, nunca deixaremos de denunciar isso mesmo.

4 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta