Foi anunciado hoje que Abel Ferreira não iria ser o treinador da equipa B do Sporting, cargo que ocupo na época passada. Parece também que termina assim a sua ligação de nove anos ao serviço do clube.

Abel jogador

Abel veio para o Sporting para tentar ganhar o lugar de defesa direito, órfão desde a saída de César Prates pois Rogério nunca convenceu os adeptos.

Não sendo um fora de série foi um jogador muito competente e um excelente profissional dentro e fora de campo que em seis épocas sempre honrou o Sporting. Um jogador equilibrado, cumpridor, defendendo eficazmente e ocasionalmente juntando-se ao ataque de forma a tentar cruzar uma ou outra bola.

Abel treinador

Durante a última época, a sua primeira na equipa B, o seu trabalho foi muito criticado pelos adeptos. Os resultados eram inferiores aos da época transacta, e a equipa jogava um futebol menos atractivo. Não culpo apenas aqui o treinador, visto alguns jogadores terem saídos, e outros ao fazerem a segunda época na formação secundária pareciam um pouco enfadados com o facto. Um dos que mais se notou isso na primeira parte da época foi João Mário.

Não posso esquecer no entanto o que fez na época anterior ao serviço dos juniores, e especialmente do trabalho que fez na NextGen Series. Nessa competição passou de forma brilhante com 16 pontos em cinco jogos, tendo vulgarizado o Liverpool nos dois jogos (0-3 fora, 5-1 em casa). Perdeu apenas na fase a eliminar contra o eventual campeão Inter, por 0-1 num daqueles jogos que se perde contra equipas italianas desde sempre. Atacou mais mereceu ganhar, mas o Inter num lance selou o jogo.

A saída de Abel e o seu timing

Apesar de lhe estar grato pelos nove anos ao serviço do clube, percebo perfeitamente que tenha chegado ao fim o seu tempo aqui. O que não entendo tão bem é o timing desta decisão. Não sei se partiu do clube ou dele a decisão, mas para se ter partido caminhos o ideal era no fim da época passada. Foi falado que iria acontecer nessa altura, mas não se concretizou. Agora no momento em que iria acontecer o primeiro treino, e já depois de ter estado presente na Gala, sai do clube. Estranho, e gostaria de saber mais sobre isso. Será que vai ser o novo adjunto de Paulo Bento na selecção, substituindo o demissionário Leonel Pontes?

Deixar uma resposta