A cada dia que passa os jornais desportivos, e não só, falam de que o jogador A ou B deve estar de saída do Sporting. Apresentam preços, clubes interessados, e até que os jogadores estão insatisfeitos. Mas todos sabemos que muitas vezes os jornais inventam mais do que devem. Vamos portanto analisar os casos mais importantes.

Jogadores que segundo os jornais já estão na porta de saída

rojo

  • Marcos RojoEm tempos o patinho feito de Alvalade, e ainda gozado por adeptos de outros clubes portugueses. Neste momento, e após uma grande época, é titular da selecção Argentina. Fala-se do interesse de praticamente todos os grandes da Europa, e parece ser um interesse real. Com apenas 24 anos é ainda um jovem. Infelizmente o Sporting só tem 25% do passe, o que dificulta uma grande venda. Acredito que saia.
  • William CarvalhoA revelação do campeonato. Talvez a maior revelação em mais de dez anos, e neste momento todo o mundo ficou de boca aberta com a sua não titularidade no primeiro jogo do mundial. Especialmente em Inglaterra toda a imprensa cita inúmeros candidatos ao concurso do portento Leonino. Ainda se juntam a estes o Mónaco e o Real Madrid. No entanto o Sporting não tem todo o passe (apenas 60%) e o Presidente parece interessado em fazer dele o exemplo de que o Sporting agora prefere manter o jogador mais tempo do que vender barato. Pode sair, mas acredito que fique.
  • Eric DierUm talento ainda em ascensão, que toda a imprensa coloca já fora de Alvalade. Motivos dizem ser a sua recusa em renovar, por motivos que vão desde o valor da cláusula de rescisão, a uma exigência de titularidade, ou até mesmo a um suposto interesse do Jorge Jesus nele para o Benfica. Para mim tudo conversa de jornais. Tem contrato por mais dois anos e interessados em Inglaterra, visto ser a sua nacionalidade e o pais atravessar uma crise de talentos. Deve ou renovar, ou sair para o seu país por uma verba superior a 7 Milhões de Euros.

Jogadores que volta e meia se diz estar de saída, mas não tão insistentemente

patricio

  • Rui PatrícioÀ entrada para o mundial era talvez o nome que mais gente acreditava que ia sair. Os adeptos do Sporting temiam que fizesse grandes exibições e que saísse.  Fez um mau jogo, onde toda a equipa também falhou, e de repente até o adepto de ocasião acha que se devia vender a todo o custo. Um excelente profissional e que só devia sair se fosse para um clube de topo. O que recebe em Alvalade é bom mesmo comparando com campeonatos mais fortes, e é um símbolo. Deve ficar, mas não é garantido.
  • Diego CapelUm jogador voluntarioso e com alguma técnica. Tem limitações a nível da tomada de decisão, e um ordenado bastante elevado. Juntando isto ao facto de ter algum mercado (clubes do meio da tabela de Espanha, Inglaterra e até melhores em França) fazem-no uma das saídas apetecíveis. Deve sair.
  • Cédric SoaresUm jogador da formação que muito subiu de rendimento, e ainda é muito jovem. Rápido, e das unidades que melhor cruza no plantel. Tem algum mercado na Alemanha (país onde nasceu), mas os valores que se falam (menos de 5 milhões de euros) parecem pouco atractivos para o Sporting. Deve ficar.

Jogadores que não se fala tanto, mas que podem sair realmente

adrien

  • Adrien SilvaConsidero-o quase tão importante para o meio campo do Sporting da época passada como o William. Era uma promessa adiada desde que foi lançado com 18 anos, mas hoje é uma certeza. E com 25 anos ainda pode melhorar e dar muito mais. Leonardo Jardim e Jorge Mendes ambos parecem interessados nele, e sem se falar muito para evitar subir o preço. Temo que saia, mas deve ser mantido mesmo tendo em conta o seu alto ordenado.
  • MaurícioUm jogador que não dá espectáculo mas que foi um dos baluartes defensivos do Sporting. É um jogador barato, tanto a nível do custo de aquisição como de ordenado, e tem agora algum mercado em Espanha. Se sair no entanto haverá jovens para colmatar a saída, o que a torna menos grave.
  • Islam SlimaniMais um jogador que veio barato e assegurou um rendimento muito acima do esperado. Junta ainda o facto de tendo sido suplente muito tempo nunca se ter manifestado negativamente sobre o facto. No entanto é um estilo de jogador muito apreciado por clubes mais abastados do meio da tabela de Inglaterra e Alemanha. Se fizer um bom mundial então devem aparecer boas propostas. Era interessante manter, mas deve sair se houver uma proposta irrecusável (neste caso mais de 15M€).

No entanto muita especulação vai ser feita em torno de cada um destes casos, e de outros mais. Os três nomes mais falados continuarão a sê-lo insistentemente, especialmente pelos jornais desportivos com a sua credibilidade habitual. Mas como sabem bem, o único jornal de confiança é o Jornal do Sporting!

3 COMENTÁRIOS

  1. Grande texto, gostei mesmo muito,até porque partilho algumas opiniões excepto a do Adrien, penso que a direcção estará atenta a esses esquemas dai aproximações a JM, em todo o caso penso que o Adrien no panorama internacional estará muito subvalorizado, o que pode ser bom para nós já que confio numa época a um nível muito superior deste jogador, dando ainda mais rendimento desportivo e respectivo rendimento financeiro.Penso que se o Sporting conseguir vender William por um valor perto da clausula tentará resgatar alguns passes de jogadores tanto da equipa principal como da B, por isso seria uma saída agradável porque em termos desportivos a diferença será alguma mas não o fim do mundo desde que Adrien fique qualquer médio defensivo brilhara no Sporting.

    • Obrigado.

      Concordo com a questão do Adrien estar subvalorizado, mas os bons treinadores atentos ao mercado porrtuguês já o devem conhecer. Mas sou um fã dele, e espero que fique.

Deixar uma resposta