Sporting Prejudicado contra benfica

Gosto muito de fair play. Faz parte do desporto, e de uma atitude positiva na vida. Mas isso não pode fazer de mim cego. E se for a ver com toda a atenção o resumo do derby vejo que o Sporting foi claramente prejudicado. Em dois lances chave, e numa situação recorrente. Mas de repente oiço que não se deve pensar nisso. Que devemos seguir em frente porque perdemos o jogo por culpa própria e por isso não devemos falar. Faz sentido?

Devemos dizer que o Sporting foi prejudicado?

Sim. E a razão para isso mesmo é muito simples: honestidade. Podemos depois vir a dizer que até existem atenuantes, e que o árbitro dificilmente conseguiria ajuizar plenamente o lance em tempo real. Isto no lance do Penalty. E podemos usar também o condicionante do jogo já estar perto do fim quando falamos do lance da expulsão do Renato Sanches. Dificilmente essa expulsão traria um rumo muito diferente ao jogo.

E isto é ter fair play. O que não seria fair play era ignorar isto. Ou então dizer que o Sporting apenas perdeu por causa do árbitro. E é isso que muita gente faz por erro. Não se pode ser puritano demais. Dizer que o árbitro prejudicou o Sporting, o que efectivamente aconteceu, não quer dizer que o Sporting só perdeu por causa dele.

O Sporting tem muita coisa a analisar internamente também, mas isso não faz os erros do árbitro menos erros. Mais, dizer que o árbitro errou, e que com isso prejudicou o Sporting, nem sequer quer dizer que o fez propositadamente.

Os três casos onde o Sporting foi prejudicado frente ao Benfica

Começando por ordem cronologicamente inversa temos o lance de Renato Sanches sobre Bryian Ruiz. Cada vez que olho para esta imagem fico arrepiado. E ver que Adrien foi expulso por protestar o lance, ainda mais chateado me faz ficar. É um lance para cartão vermelho muito claro. E que se tivesse acontecido pelo menos teria de dar dois jogos de castigo tal é a violência do lance.

Renato Sanches agride Bryan Ruiz

Depois temos o lance do penalti de Lindelof sobre Islam Slimani. Vejam com atenção o video em baixo, e percebem facilmente que seria mesmo penalti. Este é no entanto um lance de video árbitro. O árbitro em campo tem uma vida muito dificultada neste tipo de lances, e tendo sempre a desculpabilizar o mesmo.

 

Mas o que mais me chateou em termos de arbitragem durante todo o jogo foi a impunidade de Renato Sanches. Durante todo o jogo o jovem benfiquista travou inúmeros contra ataques recorrendo a faltas. Claras, directas e bem assinaladas pelo árbitro. Três delas seguidas ainda na primeira parte. E nada de cartão amarelo. Sendo que só o viu quando fez aquela bárbara agressão já no fim do jogo. E é aqui que acho que o Sporting foi mais prejudicado. Porque se o Renato Sanches tem visto o amarelo na altura certa, provavelmente teria de abrandar estas paragens, e tudo poderia ser diferente.

Quanto a falar disto ou não? Claro que se deve falar. Fair play não é hipocrisia!

11 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com a análise, e mais ainda com a posição assumida: fomos prejudicados, mas não devemos dizer que foi por isso que perdemos, nem sequer devemos pôr a tónica nesse ponto. O Sporting em Guimarães jogou 15 minutos contra 10 e não fez nada digno de nota (nem vou tocar naquele lance aos 92 minutos!).
    E a bem da honestidade, não nos custa admitir que o Ewerton também poderia ter levado o amarelo na primeira parte – deixei de contar à 5ª falta.
    E porque não devemos concentrar as atenções na arbitragem? Porque isso nos vai desviar as atenções do essencial, aquilo que de facto importa corrigir. Se continuarmos a atirar fogo aos árbitros e a culpá-los de tudo, vai passar-nos ao lado aquilo que dentro de casa tem de ser resolvido para sermos mais fortes – e isso está dentro do nosso poder alterar!
    Nesta segunda volta, o Sporting tem vindo a perder pressão de jogo para jogo. Parece um balão a esvaziar-se. Comparemos a segunda volta.
    Em 27 pontos possíveis, o Sporting fez 18 (perdeu 9: 3 empates e uma derrota), o carnide 24 (perdeu 3 pontos, contra o porto), e o porto fez 18 pontos. O Sporting marcou 17 golos e sofreu 8 (não marca há já 2 jogos, e na segunda volta vai em 3 em branco). O carnide marcou 25 e sofreu 7. O porto marcou 17 e sofreu 11.
    O que nos diz é que a diferença está, claramente no poder de fogo de cada uma das equipas.
    O Sporting teve a janela de Janeiro para tentar compensar esta falha e reforçar o ataque. E o que fez? Vendeu o Montero, que ainda é o segundo avançado com melhor ratio (3 golo em 531 minutos – um golo a cada 3 jogos), manteve o Teo com um ratio pior (vai em 3 golos com 851 minutos, um golo a cada 4 jogos e muito). vai buscar um jogador ao outro lado do mundo em evidentes dificuldades de forma (nem vou fazer contas ao Tanaka, que, na minha opinião, foi mal aproveitado).
    Podemos barafustar o que quisermos com os árbitros, mas houve uma má gestão do plantel na janela de abertura. Deixámos sair o 2º avançado e contratámos uma incógnita sem retorno imediato (é para isso que serve o mercado de Inverno, ajustar o plantel com efeitos instantâneos). E é neste ponto que devemos estar atentos. Na gestão do plantel. Há falhas evidentes: jogadores com problemas físicos (centrais, Paulista Téo), jogadores em baixo de forma sem capacidade de trazer algo de positivo de forma imediata (Bruno César e Barcos), jogadores com problemas comportamentais (Téo e Schelotto), negócios esquisitos como o Ciani, o plantel está mal desenhado, falta uma opção para o William, não há opção para o Slimani (imediata)…
    Deixa-me preocupado que haja gente que são profissionais, pagos para pensarem um plantel ao milímetro, para terem todas as opções consideradas, e que exista tanta areia numa engrenagem que deveria estar a funcionar perfeitamente.

  2. Empurrão ao Gaitan que saiu disparado pela linha de fundo quando estava dentro da grande área. Puxão ao Jonas dentro da grande área pelo William. Derrube do Jimenez, já perto do final da partida, quando ficava isolado frente ao Patrício.
    Tudo “peanuts”. Ou seja, “colinho”.

      • Giro que os videos que te falam dizes que não há nada, mas nos que fazes post já vês.
        Podia falar dos muitos lances que beneficiaram o Sporting, como o Jonas a ser agarrado aos 3minutos pelo W.Carvalho…não é penalty, mas tendo em conta que o William era o último defesa e Jonas se ia isolar, era logo um vermelho a começar…ou falar do Ewerton a agarrar o Jimenez quando este se ia isolar, outro vermelho…tudo isto muito antes do Renato…mas claro que tu vais olhar para os videos e não vais ver nada, porque objectividade é algo que não tens…tudo que te posso dizer é que todos os árbitros que analisaram os lances que falas disseram que não há nada, excepto o Coroado, mas sinceramente se vais ouvir o que aquele aziado tem para dizer, é porque estás mesmo desesperado.

        Nós, benfiquistas, assumimos que o Renato deveria ter sido expulso, mas o árbitro não viu…assim como quando o Gaitan levou um pontapé na barriga na Supertaça, também não viu…como quando o Luisão é puxado e agarrado pela camisola na Luz, com 0-0, também não viu…ou no jogo da Taça, em que dois penalties não foram vistos (o último sobre Luisão escandoloso, pior do que qualquer coisa que mostres aqui), ou as múltiplas agressões do Slumani (como entrada de pitons sobre o J.Cesar) que o árbitro não viu…

        Enfim…azia é lixado, mas aprende a lidar com ela e não inventes desculpas para o que foram os falhanços incríveis do B.Ruiz ou a falta de capacidade do Sporting para jogar à bola…porque essa é que foi a realidade, Benfica defendeu maior parte das vezes bem, e quando cometeu erro, o Sporting tratou de estragar…algo que é habitual, visto que não é a primeira vez que falham golos destes…talvez devesses é perguntar ao teu presidente como deixaram o Montero ir embora quando não existe alternativa, ou porque é que o Teo continua na equipe, visto que a partir do momento que ele entrou em campo começaram a jogar só com 10, para não falar do Gelson e Scholleto, que a partir desse momento já mais nada aconteceu no jogo…isso é que são as coisas que deverias ir perguntar ao teu treinador, em vez de tentares criar desculpas sobre arbitragem.

        • O giro é que os lances que falo meto os videos ou as imagens.

          Os que falas não os metes. E mais giro ainda, eu vi esses lances, e não há por exemplo agarrão do William. Há uma simulação do Jonas. Que juntando há que fez 15 minutos depois lhe valeria a expulsão por duplo amarelo…

          • Meu caro “Filtro”….

            Falamos em jogadas de ataque prometedoras cortadas em falta por Sanches no jogo todo??
            Ok….cubro a sua aposta e acrescento, na primeira parte apenas, 3 contra ataques cortados por Ewerton em falta assinalada onde o jogadar possivelmente se isolaria mas devido à distância para a baliza a unica admoestação deveria ser o amarelo, que Ewerton não viu, aliás na 2ª parte mais 2lances em tudo idênticos e no final……acho que o Ewerton cometeu a proeza de chegar ao final do jogo com um amarelo visto numa jogada que nem falta era….
            Porra eu seu que isto é um local de Sportinguismo, mas é giro identificar que aqui o filtro é o verde…só interessa o que é a favor das vossas diretrizes e nunca o que é contra aquilo que é a vossa opinião…porque se a entrada de Sanches em Ruiz é definitivamente para vermelho (não escondo o quanto desapontado fiquei pelo puto só ter visto amarelo, deveria ter visto o vermelho direto porque a errar aprendesse mais do que com palmadinhas nas costas) o que não diremos nas multiplas entradas do mesmo género no jogo contra o Braga onde os autores das mesmas (João Mário e Adrien) nem amarelo viram e nem cartão levaram….

            Quer videos terei todo o gosto em lhos colocar, mas com Filtro ou sem Filtro você Sportinguista dos 7 costados e em clara guerra pela “Verdade Desportiva” deveria e terá toda a facilidade em identificar todos os lances que eu aqui sinalizei, aliás acabo ainda a fazer um “all in” numa jogada onde o Slimani faz a mesmissima coisa a Lindeloff que você coloca ai na imagem, só não sei precisar se foi antes ou depois…..

            Por fim me despeço com um forte abraço, e um desejo….que se é para usar um filtro…….use o filtro para tudo, o que é erros contra e a favor, era um favor que você fazia aos seus leitores….

            Cumprimentos
            Saudações desportivas

  3. Abre os olhos mula.. Vê para os dois lados.. Quando tas faltas fez o William Carvalho, seguidas em amarelo levou?? E o ewerton?? E o adrien?? Sim era vermelho direto para o Renato, mas os jogadores do Sporting deviam ter visto amarelo e não viram.. Quanto ao penalti, opah vai plantar palmeiras.. Que me digas que perderam pelos falhanços do ruyz e pelo falhaço claro do William no lance do golo aceito.. Agora por culpa do árbitro não foi.. Enquanto tiverem a atirar areia aos próprios olhos não são dignos de ganhar nada..

      • 8 faltas????
        Irra……8 do Sanches, mais pelo menos 3 Ewerton, mais uma ou duas do Jefferson, mais João Pereira Eliseu Almeida Samaris e William Carvalho…..Porra será que na 1ª parte houve futebol ou uma batalha campal?????

        Faça lá o favor de contar as faltinhas todas se faz favor, é que na 2ª parte lá para os 50 e tal minutos segundo as Stats do “vosso” patrocinador estavam em 12/11 em faltas

  4. Tu metes lances que só tu, Coroado e doentes vêem faltas…quase toda a gente disse que não há qualquer penalty por assinalar a favor do Sporting nesses lances, mas tu insistes e insistes que foram roubados. Única excepção é a do Renato, que o árbitro não viu…e tal como disse, fica pelas vezes esta época que não viu faltas grosseiras de jogadores do Sporting, como o Slumani na Taça.

    Eu não preciso de pôr videos, porque todos os lances que falei estão disponíveis em jornais e programas desportivos, e não vou gastar meu tempo a colocar videos para discutir com uma pessoa que só sabe ver para o seu lado. A prova mais clara, é que o lance do Jonas, que dizes ser simulação (vês como não preciso de video que até sabes qual é), muitos comentadores (teoricamente isentos) até disseram que podia ser falta…assim como disseram o mesmo do lance do Ewerton a agarrar o Jimenez depois de perder o lance de cabeça (lance que também sabes muito bem qual é).

    E sinceramente, nem vou cansar mais com isto…podias ter um filtro verde e não ser doente, mas isso está para além das tuas capacidades…erro meu e de muito benfiquista que achou que até podias ser capaz de admitir os benefícios que também tiveste, e admitir que perderam o jogo porque o B.Ruiz é zarolho…mas mesmo que tivesse marcado, não sabes se iriam ganhar, não sabes o que poderia acontecer depois…única coisa que sabes, é que perderam 1-0 quando já estavam a festejar a vitória antes do jogo.
    Em vez de tentares desculpar-te com erros fantasmas de arbitragem, fala é dos erros de gestão do teu clube, a vender jogadores sem alternativa…ou erros de táctica do teu treinador, que durante os primeiros 30minutos viu o Benfica jogar e marcar…deverias era preocupar-te com isso, porque esses é que foram os erros reais.

Deixar uma resposta