Depois da saída de Cédric Soares muito se tem falado sobre quem lhe irá tomar o lugar. Miguel Lopes é o nome mais falado, visto ser já internacional Português e ter até feito um bom de fim de época. Mas existe Ricardo Esgaio. Jovem promissor, que fez uma excelente segunda volta ao serviço da Académica, e que agora surge a titular no bom Europeu de Sub21. Mas será ele um lateral à Jorge Jesus?

Ricardo Esgaio tem duas enormes virtudes para mim. Ambas são complementares e muito comuns nos bons médios. Poder de decisão e cultura táctica. No entanto são características secundárias para um lateral de Jorge Jesus. Em alguns jogos fora contra equipas estrangeiras até aprecia essas características, como provou a sua utilização de Ruben Amorim e André Almeida. Mas não é o que quer num lateral titular.

Aí prima a utilização de um lateral que se integra bem no ataque. Não tanto pela velocidade, como provam Maxi, Eliseu e afins, mas pela qualidade de passe e cruzamento. Ora isso são duas boas características de Ricardo Esgaio. Formado como médio ala, veio a recuar cada vez mais no terreno por falta de um drible explosivo.

E claro, por ter um nível de agressividade positiva que muito auxilia as vertentes defensivas.

Sinceramente penso que o Nazareno possa vir a ser um bom lateral com Jorge Jesus. Mas isso, apenas o treinador saberá…

Deixar uma resposta