O Sporting desloca-se hoje a Penafiel para defrontar o clube local. Os últimos dois jogos tiveram um grau de dificuldade muito elevado, frente a Porto e Chelsea. Hoje a dificuldade teórica é menor, mas por isso mesmo a obrigação de ganhar, e jogar bem, é bem maior.

O Adversário

Os rubro negros são uma das equipas menos fortes em prova. O maior elogio que lhes posso fazer é mesmo a preferência por jogadores nacionais. Em todo o plantel apenas três jogadores são estrangeiros, e porque acrescentam qualidade ao onze sendo titulares.

O conjunto em si não é brilhante, e o penúltimo lugar que ocupam muito atesta a sua real capacidade. Começaram a época com quatro derrotas consecutivas, melhorando recentemente um pouco. Ganharam frente ao Vitória de Setúbal, e depois empataram com o Moreirense.  No entanto de seguida foram eliminados pelo modesto Sporting da Covilhã para a Taça de Portugal.

O Sporting

Os últimos dois jogos, frente ao Porto e Chelsea, acabaram com maus resultados. Boas exibições por certo, mas isso não vale pontos.

Acredito que a equipa está cada vez melhor, e que não vale muito a pena rotações quando o próximo jogo será apenas dia 18 de Outubro. Logo devem jogar os mesmos dos últimos jogos para aumentar o entrosamento.

Isto tirando o caso do centro da defesa. Tem sido o nosso ponto fraco, e agora tem de ser mesmo mudado por virtude da lesão de Maurício. Paulo Oliveira entrou bem no jogo contra o Chelsea e poderá ganhar de vez o lugar caso esteja em bom nível também hoje.

Tobias Figueiredo poderia entrar para o lugar de Sarr, que não tem sido muito feliz, mas mudar os dois centrais de uma vez é um enorme risco. Mesmo contra um adversário modesto.

Noutra nota gostaria que desta feita Tanaka se sentasse no banco, e se possível entrasse no decorrer do jogo. Tem jogado pouco, mas tenho gostado do que vejo, e acho que merecia uma chance para ver o que vale. E o seu remate fácil pode ajudar contra equipas fechadas, como já se viu contra o Arouca.

Prognóstico

Vai ser um jogo contra um Autocarro. Não tenho dúvidas que será assim que irá entrar em campo a formação do Penafiel. E é contra isso que o Sporting tem de saber lutar. É daqueles jogos que é muito importante um golo cedo, até para não desgastar demasiado os jogadores. É que entrando um golo cedo o risco de passar a goleada é grande, e era bom uma dessas vitórias para o moral.

Deixar uma resposta