Sábado à noite Portugal enfrenta a Sérvia. Um jogo importante na qualificação para o Euro 2016 e contra um dos adversários perigosos do grupo. Sabendo que é importante ganhar Fernando Santos tinha de fazer as escolhas certas para nevar a campo. O que fez? Esta convocatória:

Guarda-redes Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Sporting) e Ventura (Belenenses)

Defesas – Antunes (Dínamo Kiev), Bosingwa (Trabzonspor), Bruno Alves (Fenerbahçe), Cédric (Sporting), Eliseu (Benfica), Fábio Coentrão e Pepe (Real Madrid ), José Fonte (Southampton) e Ricardo Carvalho (Mónaco)

Médios – André Gomes (Valência), João Mário e William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco) e Tiago (Atlético de Madrid)

Avançados – Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (SC Braga), Hugo Almeida (Kuban Krasnodar), Nani (Sporting), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo)

Poderíamos começar por falar da patetice dos nossos pontas de lança. Hugo Almeida e Éder não são perigosos, pelo menos para os adversários. E nem estão em boa fase da sua carreira sequer. Mas não temos muita escolha para este lugar e temos de aceitar.

Uma coisa que a maioria dos Sportinguistas está a aceitar melhor do que eu previa é a ausência de Adrien Silva. Concordo plenamente que não está no seu melhor momento de forma. E mais, concordo que todos os médios convocados o merecem mais que ele. Mas fiquemos com um número na cabeça por agora. Foram selecionados cinco médios e Portugal entra normalmente com três no onze inicial.

Olhemos agora para a lateral esquerda. Um jogador apenas no onze e três laterais esquerdos convocados. Ou seja nem sequer conseguimos ter um segundo meio campo completo mas temos três laterais esquerdas para rodar.

Bem podia ser para testar jovens naquela posição. Mas calma. Coentro, Antunes e Eliseu já não pode contar como jovem. No caso do último é ainda mais grave, porque acho que nem devia contar como jogador…

Numa fase em que até os adeptos do Benfica estão fartos de Eliseu é cómico ser ele o único Benfiquista convocado. Mas essa é a maior patetice. Eliseu foi convocado, e se calhar até joga, para cumprir a cota Benfiquista. E isso sim é triste. Mas vindo da malta de Carnide já nem admira…

Deixar uma resposta