Faz hoje 108 anos que o sonho de uns quantos homens bons liderados por José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade) fundaram o Sporting Clube de Portugal.

Disse José Alvalade:

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa

E nada mais o parabeniza, e aos seus colegas fundadores, do que terem conseguido isso mesmo. Somos um clube tão grande como os maiores da Europa, e de longe o maior Clube português.

Não medimos a nossa grandeza pelos troféus de Futebol Profissional, mas por todos aqueles que conquistamos em centenas de modalidades. Nos jovens que formámos como os melhores atletas das suas gerações. O melhor futebolista Português de sempre, Cristiano Ronaldo, é do Sporting, mesmo que já cá não jogue. O melhor hoquista de sempre, António Livramento, um marco do clube tanto como jogador como treinador. O melhor ciclista português de sempre, Joaquim Agostinho, foi do Sporting, e morreu vestindo a camisola verde e branca. O maior atleta português de sempre, Carlos Lopes, foi um enorme atleta do clube, e agora é director.

Tantos e tantos nomes que nos ligam ao melhor do desporto mundial. Uma massa adepta orgulhosa no teu leão rampante dourado sobre campo verde. E nunca precisamos de alterar datas de fundação à socapa, usando datas de clubes que ajudaram a formar a nossa identidade. Podíamos usar datas de 1902, ou até antes, mas sempre usamos a data em que os nossos estatutos foram assinados: 1 de Julho de 1906.

Obrigado aos Fundadores deste grande Clube do qual me orgulho de ser sócio. Parabéns a todos os nossos os meus companheiros sócios!

E claro Saudações Leoninas!

Como nota, e para festejar este aniversário, ficam aqui os links de alguns textos escritos por outros Sportinguistas, noutros blogs de grande qualidade:

 

Deixar uma resposta