Iuri Medeiros, jovem da nossa formação de longa data, e grande esperança fez este fim de semana um golo e duas assistências. A juntar às excelentes exibições que tem rubricado ao serviço do Arouca desde que foi emprestado.

Ryan Gauld, jogador escocês que comprámos esta época, continua a fazer uma excelente campanha na equipa B do Sporting. Onde relegou mesmo Iuri Medeiros na primeira fase da época para segundo plano.

Iuri é conhecido como Messi dos Açores. Gauld como Messi da Escócia, e ambos como Mini Messi. Porque? Bem, são ambos dotados de uma técnica apurada, enorme potencial, grande visão de jogo, e claro pequena estatura.

Se tínhamos já um mini Messi na nossa formação, porque raio fomos buscar outro? Isto é o que se ouve cada vez mais em alguns sectores a cada boa exibição de Iuri pelo Arouca.

A meu ver, ter dois atletas semelhantes com um potencial enorme, mesmo que nem sempre fáceis de conciliar em campo, só dá a ganhar ao clube. Não temos de ficar refém de nenhum deles. Depois Gauld é um ano mais novo, e sejamos sinceros, já fez mais este ano na equipa B que Iuri na temporada anterior.

E depois claro, tirando o facto de ambos serem mini Messi, não têm as mesmas características em campo. Iuri é um jogador de fino retoque, mas que prefere procurar espaços pouco congestionados. Gosta de ter espaço para decidir, e se o meio campo está a começar a ficar demasiado povoado tende a descair para umas das alas. Nisto torna-se uma espécia de 10-Extremo. Um avançado livre, até mais próximo do que Messi representa em campo.

Já Gauld é um jogador que apesar da sua pouca altura apresenta outra fibra. Não se importa de jogar com mais pressão, e de até a fazer. Recuar mais uns metros para junto dos outros médios e aceitar o confronto físico quando necessário. Nisto faz-me lembrar muito mais o que representava Deco do que o que representa Messi.

Mas no fundo no fundo, gosto é de ter dois jogadores deste potencial no clube, e a evoluir a olhos vistos. Prefiro comprar miúdos destes, mesmo quando já temos alguns bons, do que ir buscar primeiro um Pongolle e depois um Bojinov…

Deixar uma resposta