Sporting Com Filtro

Hoje surgiu um panfleto a atacar Bruno de Carvalho. Mais uma vez uma acção anónima a atacar o Sporting e o seu presidente numa altura decisiva da época. E no meio de um blog croquete vi este comentário de um Portista, que tenho de subscrever a cem por cento.

Para que conste, não sou Sportinguista!

Mas deixo meia duzia de perguntas para que alguém me responda:

Quem está a 9 jornadas do final do Campeonato ameaçado pelo Sporting na liderança?

Quem terá em Abril 8 jogos oficiais (com 9 meses de competição nas pernas, quando a recuperação entre jogos é mais complicada), 3 deles muito intensos a meio da semana (Champions e meia final da T Liga), e ainda recebem Braga e V Guimaraes na Luz, Académica em Coimbra (entre duas eliminatórias Champions), e uma visita a Vila do Conde?

A quem interessará um Sporting amotinado, em tumultos e dividido nesta fase decisiva do Campeonato?

Quem recorrentemente, usa e abusa desses meios menos lícitos e leais, para enfranquecer os adversários?

Quem ouve o execravel Guerra, não identifica muitos pontos elencados no tal panfleto com afinidades com o discurso do Guerra?

Será que os Sportinguistas já desistiram do Campeonato, com 27 pontos por disputar?

Termino, e concluo, em 1999/00, pela 25ª Jornada o FC Porto liderava com 57 pontos, e o Sporting perseguia os Dragões com 55 pontos. O FC Porto disputava então a Champions e viria a cair em Abril com o B Munique nos Quartos final, pelo caminho, o FC Porto nas 9 Jornadas finais, com as inevitaveis sequelas Champions, perdeu 3 jogos, e empatou 1. No final desse Campeonato, o Sporting foi Campeão no extinto Vidal Pinheiro!

Manuel Oliveira

Não podia estar mais de acordo. E sim, eu leio blogues “croquetes”, sem problema nenhum. Tal como leio de outros clubes. Porque na realidade por vezes penso que muitos destes croquetes não são do mesmo clube que eu…

19 COMENTÁRIOS

  1. Pouco ou nada interessa o autor deste panfleto. O que interessa é que é possível terem sido sportinguistas. O que interessa é que há muitos sportinguistas que concordam com o que é dito no panfleto. Eu incluído (se bem que alguns pontos me parecem apenas demagogia barata). Discordo totalmente com a forma e com o momento, mas não posso deixar de constatar que há 1 ano se criticava e “está calado, o homem salvou o sporting da falência”. O que é mentira e das fáceis de desmascarar. Há 6 meses se criticava e “está calado, o homem pôs o Sporting em 1º”. Já não está. Agora critica-se e “está calado, agora que já não estamos em 1º e não demos lucro, lá vêm os abutres”. E assim andamos, não há momento certo para criticar, não há razões para criticar, está tudo perfeito… mas só na cabeça de alguns. A realidade infelizmente é outra. Amigos, isto não pode ser, criticar a pessoa que ocupa o lugar de presidente não é atacar o Sporting, por favor não confundam as coisas! Neste caso, entendo eu, criticar BdC é salvar o Sporting!!

    • Vamos por pontos.

      Pouco ou nada interessa o autor deste panfleto.

      Importa e muito. Visto ser algo que é feito de forma anónima para criar o caos e tentar abrandar a nossa caminhada difícil pelo titulo. A intenção para mim é clara.

      O que interessa é que há muitos sportinguistas que concordam com o que é dito no panfleto. Eu incluído (se bem que alguns pontos me parecem apenas demagogia barata).

      Isso também interessa. No entanto vejo poucas, ou nenhumas verdades. A começar pela falta de democracia no clube, quando estamos a falar de um líder eleito, e que tem convocado reuniões públicas estatutárias regulares. Qualquer sócio pode lá ir e falar. Incluindo aqueles que falam mal, a até já foi pedido para aparecer lá.

      Discordo totalmente com a forma e com o momento, mas não posso deixar de constatar que há 1 ano se criticava e “está calado, o homem salvou o sporting da falência”. O que é mentira e das fáceis de desmascarar. Há 6 meses se criticava e “está calado, o homem pôs o Sporting em 1º”. Já não está. Agora critica-se e “está calado, agora que já não estamos em 1º e não demos lucro, lá vêm os abutres”. E assim andamos, não há momento certo para criticar, não há razões para criticar, está tudo perfeito… mas só na cabeça de alguns. A realidade infelizmente é outra.

      Mais uma vez me parece equivocado. Pode sempre criticar-se, especialmente entre portas. O que foi prometido pelo BdC nos primeiros dois anos foi uma reestruturação que foi feita. E o risco de falência está longe. Isso é um facto, e caso me queira dizer o inverso que traga provas.

      Quanto ao prometido este ano, por BdC e JJ, foi que iríamos lutar pelo campeonato. Coisa que estou convicto que faremos até ao fim.

      Amigos, isto não pode ser, criticar a pessoa que ocupa o lugar de presidente não é atacar o Sporting, por favor não confundam as coisas!

      Aqui estamos de acordo.

      Neste caso, entendo eu, criticar BdC é salvar o Sporting!!

      E aqui em desacordo. Mas tem a legitimidade de tentar arranjar as assinaturas necessárias para impugnar esta direcção ou forçar eleições antecipadas. Foi feito, e ainda bem, no caso do Godinho Lopes, que depois não teve a ombridade de enfrentar as eleições. E aí podem apresentar alternativas.

      • Obrigado pela resposta. Defende a sua visão com os seus argumentos, eu tenho uma diferente e acredite que preferia estar errado. Quanto às provas que me pede em relação à restruturação, lá está, é mais uma vez confundir o Sporting com o BdC. Admito que me tenha explicado mal, mas não digo que essa restruturação não foi feita; o que digo (ou queria dizer) é que não foi BdC o responsável por essa restruturação. Mas enfim, não tenho prazer nenhum nestas “guerrinhas” entre nós, vamos é focar-nos no jogo de amanhã!

        • Gonçalo é sempre bem vindo a discutir aqui. Pontos de vista entre adeptos são sempre aceites, e feitos com educação como o fez.

          A reestruturação, pelas informações que temos, do Godinho Lopes era abissalmente diferente da do BdC. E nunca foi negado isto pela anterior direcção.

          Quanto ao jogo de amanhã. E equipa tem mostrado união. E os adeptos têm respondido presente. Como tal espero a vitória!

          • Qual Godinho? O que vendeu o melhor ponta de lança para pagar a água e a luz?

            Está-se mesmo a ver a excelsa restruturação que aí viria…

            Talvez mais uns balões de oxigénio ao clube, penhorando o que ainda houvesse para penhorar para entregar mais uns trocos aos amigalhaços dos croquetes.

            Você sabe que são públicos alguns dos desastrosos contratos celebrados pela pandilha do Godinho, não sabe? Nomeadamente com a Doyen. Entre outros.

            Não sei se o homem é seu pai ou se você é um dos que quando BdC pegou naquilo e acabou a brincadeira, lhe fechou a torneira…

            Mas tenha paciência…

  2. Sou benfiquista, se alguem ligado ao meu clube é o responsável pelos panfletos, é simplesmente triste. Apesar de achar que nao sao mentiras nenhumas. Em relaçao a este post em particular, entendo o objetivo de virem buscar um adepto do Porto para se juntarem todos felizes e contentes contra o Benfica.

    No entanto, um adepto do Porto falar em “meios menos lícitos e leais”, perde toda a legitimadade!

          • Otimo! Assim é que é preciso. Eu tenho que ser muito honesto, nao entendo esta tara dos benfiquistas com o Sporting. Ok, aziámos por causa do JJ, foi uma grande jogada por parte do Sporting, sem dúvida alguma. Mas pronto, já passou, já passou. Nao entendo porque raio havemos andar sempre a falar do Sporting, já irrita. E entao se esse panfleto foi realmente criado por alguem do Benfica, ainda mais ridiculo é. Se os sportinguistas nao se preocupam com o Sporting, porque raio estao os os benfiquistas preocupados? Valha-me deus.

  3. “A quem interessará um Sporting amotinado, em tumultos e dividido nesta fase decisiva do Campeonato?”

    Não deve ser à murcanzoada que está em 3º lugar e com o Braga a morder-lhes as canelas !!!

    “Quem recorrentemente, usa e abusa desses meios menos lícitos e leais, para enfranquecer (!!!????) os adversários?”

    Não, não será por certo, o ÚNICO clube condenado e penalizado por CORRUPÇÂO DESPORTIVA ACTIVA !!!

  4. “Quem recorrentemente, usa e abusa desses meios menos lícitos e leais, para enfranquecer os adversários?”

    – Assim como os meios utilizados por um clube regional que AINDA podemos continuar a VER; OUVIR e LER no YOU TUBE e na INTERNET !?

    E os penáltis e os auto-golos dos TÓ…NÉIS desta vida, serão lícitos e leais!?

  5. A expressão “há muitos sportinguistas que concordam” parece-me um exagero. Eu substituiria o “muitos” por “alguns”, e o “alguns” entenda-se por aqueles que aceitariam com normalidade ser ultrapassado por um Braga (e, quem sabe, até por um Guimarães), que com a mesma normalidade admitiam que se insinuasse que um FCP já nos tinha ultrapassado no número de adeptos e simpatizantes (como já se vinha insinuando nos últimos anos) e que com esta normalidade aceitavam que perder títulos anos consecutivos era karma. Tudo isto era normal desde que não fosse beliscado o estatuto aristocrático da direções.

    Na vida aprendemos todos que há duas formas de crítica: a construtiva e a destrutiva. Há formas e locais próprios para fazer crítica construtiva. Este panfleto, assim como o foram os outdoors, são uma mão-cheia de nada e surgem nesta fase crítica do campeonato da mesma forma que surgem as notícias bombásticas em vésperas de jogos importantes. São as “cantigas de escárnio e mal-dizer” que seguem na linha da campanha que tem origem nas duas agendas que todos conhecemos: a agenda de quem quer desestabilizar para nos tirar da frente (essa agenda existe há muitos anos) e a agenda de quem quer tirar BdC da presidência do Sporting. As duas dão o braço numa estratégia comum porque tirar BdC presidência do Sporting obviamente serve a intenção de tirar o Sporting da frente.

    SL

Deixar uma resposta