Começa em breve a final do Europeu de Sub-19. Uma caminhada brilhante da nossa selecção leva-a agora a defrontar agora a Alemanha. Esta é uma final simplicíssima visto os alemães de há uns anos para cá terem reestruturado todo o seu futebol, com base na formação, e terem neste momento uma grande vantagem contra o o resto do mundo.

Podia ficar aqui a discutir as más convocatórias na selecção, e a falta de representantes do campeão nacional do escalão. Mas não o farei visto já o ter abordado noutra altura. Quero neste momento centrar-me nos nossos leões que têm jogado, e que provavelmente dentro de momentos entrarão em campo com as cinco quinas ao peito.

Domingos Duarte – Um central, que também joga a médio defensivo, de uma estampa física impressionante. 1.90m de altura e um bom tempo de salto é uma importante torre em toda a manobra defensiva. Vai ter um ano para provar na equipa B o que vale, visto haver muita fartura na sua posição, mas augura um futuro brilhante.

Mauro Riquicho – Provavelmente o que terá mais hipótese de chegar à equipa principal esta época. Defesa lateral direito, com possibilidade de jogar em qualquer posição na ala direita, rápido e com grande pulmão, poderá aproveitar alguma ausência de Cédric para agarrar uma oportunidade. A meu ver não é inferior, nada mesmo, a Geraldes. Fez uma excelente temporada na equipa B já no ano anterior.

João Palhinha – O jogador que me entusiasma menos dos nossos seleccionados. Reconheço-lhe uma enorme vontade em trabalhar e um espírito batalhador, mas não sei se terá o que é preciso para vir a ser um elemento do plantel principal algum dia. Não deixa de ser um bom médio defensivo para o seu escalão.

Gelson Martins – Um potencial fantástico, e daqueles que tem o ADN da academia. Normalmente colocado como extremo desequilibrador, ou a aparecer a segundo ponta de lança, já foi lançado neste europeu algumas vezes mais pelo centro, jogando como Di Maria pela Argentina no Mundial. Quem sabe se não será o próximo diamante…

De qualquer forma, boa sorte malta, e ganhem o caneco!

Deixar uma resposta