Começa hoje a participação do Sporting na Liga Zon Sagres 2014-15. Não me querendo alargar com a previsão para o jogo de hoje, visto tê-lo feito ontem aqui, quero pensar no que podemos esperar da liga como um todo.

Plantel

Até ao encerramento do mercado é complicado de fazer todas as contas e como tal prefiro para essa altura uma análise mais exaustiva. No entanto parece-me que nas alas ofensivas poderemos ter ainda alguma fragilidade.

De resto, acho que temos um plantel com o nível para lutar como favoritos contra qualquer adversário que não os grandes, e mesmo contra o Benfica ou Porto em casa. Contra estes fora poderá ser mais complicado, mas mesmo assim acho que podemos ombrear de igual para igual.

Treinador

Marco Silva é um treinador jovem, dinâmico e vibrante. Irá meter um Sporting mais ofensivo, mais mandão e com mais posse de bola.

Quer isto dizer que é uma evolução em toda a linha contra Leonardo Jardim? Não necessariamente. Leonardo Jardim era também um excelente treinador. Dava menos espectáculo, e não tentava ter tanta bola e jogar tão ofensivo. Mas era muito mais rodado e pragmático. São dois bons treinadores mas diferentes. No entanto quem quer que tenha seguido a carreira do Estoril nos últimos três anos só pode estar com um sorriso ansioso pelo início da época de Marco Silva no Sporting.

Os adversários

Acho que vai ser uma época longa, mais quatro jogos de campeonato que as últimas, e que tanto Benfica como Porto vão fazer das tripas coração para tentar vencer.

No caso do Benfica penso que estão a desvalorizar demasiado a equipa por causa das vendas de algumas das estrelas. Continuam com um bom plantel, um treinador muito experimentado no nosso campeonato, e são quem mais tem mandado nos recantos obscuros do poder nos últimos dois anos. Dentro e fora de campo são muito perigosos. Claro que a falta de qualidade numa ou outra posição (lateral esquerdo e guarda-redes) e a teimosia de Jorge Jesus pode ajudar os adversários.

Quanto ao Porto acho que estão a valorizar em demasia. Não tinham um mau plantel a época passada e foi desbaratado nesta pré-época. Têm um conjunto de jogadores interessantes, mas muitos dos super reforços são jovens sem grande experiência ao mais alto nível. Para ajudar têm um treinador inexperiente e que privilegia um futebol bonito a toda a linha. Contra equipas pouco interessadas no jogo e em campos pequenos vai ser uma questão de o Jackson estar em forma ou não.

O Objectivo

Ser campeão! Sem peneiras nem loucuras, tem de ser o nosso objectivo. O ano passado fomos sem este objectivo por ser um ano de transição. Se este ano mantivermos a maioria das nossas boas unidades não podemos olhar para o titulo como uma miragem. Talvez seja 33% de chance, dando 33% a cada um dos adversários directos, mas não deixa de ser o objectivo.

Mesmo que não cheguemos lá terá de ser assim. E se ficarmos em segundo lugar? Ficar triste pois claro, mesmo que seja aceitável tendo em conta os orçamentos. Lutar pelo campeonato é o nosso ADN, e esta equipa tem hipóteses para isso!

Vamos lá malta!

2 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta