Amanhã regressa o Sporting Clube de Portugal à prova que inaugurou. Foi nosso o primeiro jogo desta prova, e esta faz muito mais sentido connosco.

Para primeiro jogo desta fase de grupos temos uma deslocação à Eslovénia para defrontar o NK Maribor.

O Adversário

O NK Maribor apenas por uma vez chegou à fase de grupos. No entanto conseguiu quatro pontos dessa vez, e com uma vitória fora na Ucrânia, algo que nunca é fácil.

Para chegar este ano a esta fase de grupos eliminou o Zrinjski Mostar, Maccabi Tel Aviv FC e finalmente o Celtic Football Club. Os nossos amigos Escoceses, com os quais partilhamos uma grande afinidade e semelhanças nas camisolas, foram derrotados por uma bola, após um empate sem golos.

Nessas partidas o Maribor apresentou-se com um onze cheio de jogadores eslovenos, sedentos de aparecer, e com um 4-4-2 clássico. É um sistema deste tipo, e uma garra e vontade sem limites que nos espera amanhã. Isso e uma equipa que tem boas informações sobre nós, visto ter em Zlatko Zahovic o director desportivo, e o seu filho, criado em Portugal, como jogador.

O Sporting

Após um bom jogo contra o Belenenses, mas em que falhamos na finalização e defesa, algumas mudanças serão passíveis de acontecer.

A primeira será na lateral esquerda. Jefferson não poderá jogar o próximo jogo do campeonato, após uma expulsão que deveria ter evitado. Juntando isto à boa forma que Jonathan Silva na equipa B uma oportunidade será possível.

O centro da defesa esteve em destaque pela negativa, e Paulo Oliveira poderia entrar para o lugar do Xerife Maurício. Mas penso que aqui não haverá mudanças.

No meio campo André Martins melhorou um pouco em relação aos últimos jogos. Mas não tanto que não defenda que se deva, até pela rotatividade, dar uma oportunidade a João Mário.

As alas funcionam, e são de luxo neste momento. Juntamente com Rui Patrício são a parte para mim imutável nesta fase.

Mas no centro do ataque Slimani não esteve brilhante no último jogo, e ficou a sensação que para o futebol apresentado seria mais útil um ponta de lança com mais técnica. E mais preparado para o futebol pelo chão. Neste caso tanto Montero como Tanaka poderão ser titulares, sendo que o colombiano será a escolha mais conservadora. Slimani continua uma opção super válida, mas para quando o sistema de jogo privilegiar mais o seu jogo aéreo.

Prognóstico

É a altura certa para marcar cedo e bem. Marcando um golo cedo acredito até numa vitória expressiva, que nos dará alento para o que aí vem. É que depois do jogo contra o Gil Vicente teremos Chelsea e Porto pela frente. E queremos chegar a esses jogos em crescendo!

Deixar uma resposta