Já todos esperávamos, desde a lesão de Ewerthon, a contratação de mais um central. No entanto o Sporting não foi de modas, e comprou não um, mas dois defesas centrais. Naldo e Michaël Ciani. Seriam precisos? Era este o perfil pretendido?

Noutro artigo defendi, sobre a potencial vinda de Bruno Alves, que faltaria para o estilo de jogo tradicional de Jorge Jesus uma torre para a defesa. Um daqueles defesas que não se importa de jogar duro, e que tem uma estampa física impressionante. E alguém com capacidade de liderança e experiencia.

Ora estes dois jogadores possuem esse estilo duro de jogo. Ambos são fortes fisicamente, mais o francês, e não fogem do confronto físico. Não têm um jogo aéreo imperial, nem uma experiência de topo. Sim, bem sei que Ciani já foi campeão francês, e até internacional A. Mas não vezes o suficiente para me fazer lembrar um Bruno Alves, quanto mais um André Cruz.

Sou sincero, penso que estas contratações foram feitas depois de se não se ter conseguido o jogador perfeito, a um preço que possamos pagar. Preferia um Bruno Alves ou um Douglas a qualquer um destes. Mas provavelmente os dois juntos foram mais baratos que um desses. E assim temos de aceitar, e esperar que com Jorge Jesus um deles consiga atingir um bom nível. Aposto mais no Brasileiro, mais novo, e tendo no francês uma boa reserva para ter no banco. Vamos ver.

Uma palavra também para o Tobias Figueiredo. Um jovem de potencial incrível, e que penso vir a ser um futuro central de Top. Penso que terá de jogar constantemente, e num sítio onde lhe permitam errar, como errou nos vermelhos da época passada. E isso só com um empréstimo a um clube da primeira liga poderá ser conseguido. Espero sinceramente que seja emprestado a um clube da nossa primeira liga, e que possa crescer. Porque o potencial para ser o central que tanto tentámos comprar este defeso está lá.

Quantos aos reforços. Agora são jogadores do Sporting Clube de Portugal. Honrem essa camisola, deem todo o que podem e sabem. Aprendam o que não sabem. Se o fizerem terão nos Sportinguistas uma legião de fãs, por muitas dúvidas que eles agora tenham sobre vocês.

Deixar uma resposta