Leonardo Jardim

Hoje saiu uma entrevista com Leonardo Jardim. O nosso antigo treinador esteve bastante elogioso para com toda a estrutura do Sporting. Uma boa entrevista. Mas com um ponto em que ressalva que o seu Sporting era mais ofensivo. Isto ao contrário do que muita gente diz.

Apoia esta afirmação num facto. Com o mesmo numero de jogos tinha 18 golos, contra os 13 do Sporting de Marco Silva. Mas será que era mesmo mais ofensivo?

Há vários factores para esta diferença de cinco golos. Para começar os adversários. Neste momento já defrontamos Porto, Benfica e Chelsea. Claramente um início de época com grau de dificuldade máximo.

E depois também existe o factor surpresa. Depois da pior época de sempre as equipas vinham jogar contra o Sporting de peito feito. E o Sporting de Leonardo Jardim brindava esse erro com goleadas. Neste momento qualquer equipa portuguesa que entra em campo contra o Sporting vem com o autocarro de dois andares pronto.

No entanto o Sporting hoje em dia tem um muito maior caudal ofensivo. Mais posse de bola, e mais gosto por a ter. Menos cuidados defensivos consequentemente, mas mais bola e capacidade ofensiva.

Mas algo se tem de reconhecer. O Leonardo Jardim montou uma equipa com uma capacidade concretizadora impressionante. Arrisco-me a dizer que se conseguíssemos ter a mesma percentagem de aproveitamento de oportunidades criadas este ano, acho que só o Chelsea não teria saído goleado de Alvalade…

Tenho de admitir é que gostei muito do que li de Leonardo. É bom ver que agora quem sai do clube sai com uma grande opinião nossa, e com tudo bem resolvido.

Boa sorte para o teu futuro Leonardo!

Deixar uma resposta