Quantos de nós aos 20 anos fizemos algo que durasse mais de um século e influenciasse a vida de muitos milhões? E com perspectivas para continuar a crescer por muitos anos, senão mesmo para sempre? José Alfredo Holterman Roquette, José Alvalade, fê-lo. E hoje ainda somos a prova vida da visão que teve.

Quem era José Alvalade

José Alvalade era um homem a quem a vida não trouxe grandes dificuldades sejamos sinceros. O Avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1º Visconde de Alvalade, era um membro da nobreza, e um dos mais conceituados advogados do país.

Apaixonado pelo ser humano e pela forma física foi mesmo estudar medicina para Harvard onde viria a conhecer melhor os desportos mais em voga no seu tempo. Entre eles o Ténis e o Futebol que veio a praticar.

Quando voltou a Lisboa começou a fazer parte de um clube que existia localmente, mas ficou chocado quando notou que era um clube mais virado para organizar festas do que para o desporto.

Com este choque, e por não haver em Lisboa nenhum Clube verdadeiramente desportivo com as bases e ambição para se tornar marcante no desporto, resolve com dois amigos fundar um novo clube. O Sporting Clube de Portugal.

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores da Europa

José Alvalade, 8 de Maio de 1906

Foi com esta frase que lançou as bases do que ainda hoje somos. E passados 23 dias formalizou-se tudo, e nasceu de forma oficial e inequívoca o Sporting Clube de Portugal. Um Clube tão grande como os maiores da Europa. E claramente o maior de Portugal.

Obrigado José de Alvalade, por teres vivido, sonhado e deixado esta visão. O estádio que ostenta o teu nome será sempre uma parca homenagem à obra que deixaste.

Faleceu, cedo demais, aos 33 anos de idade, a 19 de Outubro de 1918, vítima da epidemia pneumónica que assolou a Europa e matou milhões.

Mas estará sempre vivo entre nós.

Deixar uma resposta