Depois de ver num conhecido blog Benfiquista um blogger fazer sete perguntas interessantes a Jorge Jesus resolvemos contactar o treinador Leonino para que este pudesse responder.

Jorge Jesus reconheceu que estas eram boas perguntas, e até mais pertinentes que as da recente entrevista televisiva, e como tal aceitou responder em rigoroso exclusivo.

Aqui ficam as respostas às perguntas efectuadas aqui

As repostas de Jorge Jesus

1.Qual era o seu plano de carreira para Bernardo e Cancelo? Como viu as suas vendas? Para si eram cartas fora do baralho?

O meu plano para eles era de os tornar ainda melhores jogadores do que são hoje em dia. Mas quando soube que só teria seis meses para trabalhar com eles porque o Vieira já os tinha vendido ao Mendes… Preferi apostar nos que iria ter tempo de trabalhar.

2.Como vê o aparecimento de jovens jogadores no Benfica vindos das suas escolas? Estes jovens seriam aposta consigo?

Depende. Se o Vieira os vendesse ao Mendes e eu soubesse que não iria tê-los na época seguinte, não seriam aposta. Isso e se fossem apanhados às 4 da manhã no Main como o Renato Sanches.

3.Como viu a saída de André Gomes do Benfica, hoje figura no Valência, e que pouco jogava consigo?

Lancei o André Gomes em 2013, e fez comigo 18 jogos nessa época. Na seguinte no Valência fez 23. Apenas mais cinco! Mas foi dos jogadores da formação do Porto que mais gostei de treinar. Foi uma boa contratação do Benfica. Pena não formarem destes…

4.A principal razão da sua saída do Benfica esteve relacionada com o desacordo em relação à aposta na formação defendida por Luís Filipe Vieira?

Não. Teve a ver com verbas, e com o ego do Vieira que queria ser conhecido como mentor dos títulos que eu ganhei.

5.Quem contratava os jogadores no Benfica? O treinador ou a estrutura?

Nenhum dos dois. Eram o Mendes e a Isabel dos Santos. E eu depois tinha de tirar o melhor deles.

6.Como vê a bandeira da aposta do Benfica na formação? Acredita num projeto vitorioso com esta base?

Nem por isso. É só fogo de vista para vender ao desbarato para pagar a quem devem. Os passes dos melhores nem são do Benfica.

7.Há poucas semanas disse que no Benfica só Rui Costa percebe de futebol. Acha que o Presidente encarnado sabe pouco e opina demasiado?

Ele nem opina muito. Mas o João Gabriel às vezes tenta escrever sobre futebol nos discursos que escreve para o Presidente. O Presidente percebe mais da logística de pneus. E de luvas. Aprendeu isso na construção a dar umas luvas a uns fiscais. E depois passou a dar aos fiscais da bola. Os árbitros, os delegados, os gajos dos fundos….

Jorge Jesus

NOTA: Esta notícia tal como todas as da secção Quase podia ser verdade baseiam-se em factos tão reais como a maioria dos da nossa imprensa. Neste caso as palavras de Jesus, foram escritas por nós, como se nota no nível ortográfico e gramatical. Mas as afirmações, bem que poderiam ter sido ditas por ele, pois mais verdade era difícil…