No passado Domingo em Barcelos quando o Sporting se apresentou em campo João Mário ocupava a posição que vinha sendo de André Martins. Uma alteração que já vinha sido pedida à algum tempo pelo tribunal de Alvalade. João Mário fez uma excelente exibição que lhe granjeou rasgados elogios tanto do público como da imprensa.

No entanto João Mário e André Martins apesar de ocuparem posições similares no terreno são jogadores diferentes. E cada um deles oferece algumas coisas diferentes do outro.

João Mário é um jogador com uma qualidade técnica assinalável. A isso junta uma grande capacidade de passe, e a grande vantagem de jogar sempre com a cabeça levantada. Recebe bem a bola, dá um ou dois passos, e coloca-a num colega que possa continuar o lance. Quando perde a bola recua um pouco, se conseguir fecha uma linha de passe, e espera para voltar a ter oportunidade de jogar.

André Martins tem alguma qualidade técnica, mas não tanta como o colega. No entanto é mais rápido e gosta de ter a bola mais tempo. Avançar um par de metros com ela no pé antes da entregar. E se calha a flectir para uma das alas arriscar mesmo o cruzamento. Quando perde a bola vai atrás do adversário. É um jogador de maior pressão.

Dois jogadores diferentes, e ambos podem ser úteis, mas penso que pelo momento de forma e potencial deva ser João Mário o titular. Mas fico satisfeito em ter opções destas no Sporting!

Deixar uma resposta