Vitoria Sport Clube - Guimarães

Guimarães, ou melhor Vitória Sport Clube o seu nome, é um clube leal, e dos poucos ainda não alinhados do futebol Português. Faz a vida negra a quem quer que os enfrente, especialmente na sua cidade, e hoje é a nossa vez.

Uma equipa à imagem do seu treinador Sérgio Conceição. Aguerrida, forte e mesmo feroz. Mas na qual o coração é mais preponderante que a razão.

Será um jogo em que os nossos jogadores vão ter de saber ocupar bem posicionalmente o campo. Saber que terrenos ocupar, e saber rodar a bola rapidamente e de forma certeira.

Podemos esperar também um contra ataque com os olhos virados para a nossa baliza com astúcia. E sempre lançados pelo perigoso Octávio. Impedir o talentoso médio de lançar no espaço os colegas é fundamental, se queremos evitar um dissabor.

Henrique Dourado é outro dos problemas. O possante ponta de lança, mesmo que mais baixo que os nossos centrais, sabe bem aparecer para finalizar de cabeça. E se lhe derem o espaço que em alguns dos jogos anteriores temos dados em bolas paradas, podemos sofrer.

No entanto não tenho qualquer dúvida que somos a equipa que melhor joga em Portugal. Mesmo a falta do nosso dínamo do meio campo Adrien poderá ser um mal menos.

A presença de Adrien é útil em jogos em que queremos pressionar, é algo que mais nenhum médio nosso faz tão bem. Nem ninguém em Portugal. Por outro lado com bola é um jogador que varia muito o drible e o passe curto, que em jogos fechados é indispensável.

No entanto para um jogo como este, em que o nosso portador da bola será sempre pressionado pode não ser ideal. João Mário, ou Aquiliani, um deles irá ocupar este espaço. E qualquer um deles tem uma capacidade de decidir rápido, e em passe longo, muito útil contra blocos pressionantes.

Saber usar uma mudança rápida de flanco, ou mesmo um passe para as costas da defesa, é fundamental em Guimarães. Tal como será decisivo encontrar espaços nas costas da defesa contrária. A velocidade neste jogo é pontecialmente mais relevante que a qualidade técnica. É um daqueles poucos jogos da Liga Portuguesa em que será mais importante um Gélson ou Carlos Mané que um Bruno César.

Sim, bem sei que Ruiz não é rápido, nem joga tanto no espaço. Mas craque é craque, e poderá sair dele a decisão de qualquer jogo. Além que a sua estatura e presença na área como opção extra de finalização é algo decisivo.

Mas entre que onze entrar, é o meu onze. Evitar também a todo o custo o amarelo a Slimani. Mas tendo em conta que o árbitro é o Tiago Martins do Benfica Lab. Sim aquele que foi feito internacional sem um jogo na primeira liga.

Temo que nos irão tirar Slimani do Derby, e com este Tiago ainda mais. Mesmo assim os três pontos em Guimarães são a maior preocupação neste momento. O que vem a seguir, logo se vê!

3 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta