Bruno Moreira

Saiu hoje a convocatória da selecção Portuguesa o duplo particular de preparação que se adivinha. Uma convocatória com zero surpresas por parte de Fernando Santos. Mas a pergunta que me ficou foi logo, porquê Éder em vez de Bruno Moreira?

Sim, e antes que alguém venha falar do Renato Sanches, o Killing Machine já se sabia que iria ser convocado. Jogador com potencial, mas que a propaganda encarnada nunca perdoaria se não fosse convocado. Ainda para mais com Moutinho lesionado. Por isso não é surpresa, e nem quero falar muito sobre isso agora. Vamos centrar o caso em Bruno Moreira e Éder.

Porquê convocar Éder?

Sou sincero, não sou dos que acha que Éder é completamente mau jogador. Forte fisicamente, dotado de alguma técnica é um jogador razoável.

Houve alturas em que seria a melhor escolha para ponta de lança da selecção. Mas esta época não lhe está a correr de feição. Depois de uma primeira volta fraca no Swansea, onde em quinze jogos marcou um golo apenas, foi emprestado ao Lille de França. E aí fez dois golos em quatro jogos até agora.

Isto para mim é tão válido para o convocar como para Hélder Postiga. Que desde que chegou ao Rio Ave marcou os mesmos dois golos nos mesmos quatro jogos.

O que me fica é a média de minutos que demora a marcar um golo, este ano. E essa fica neste momento em 391 minutos para marcar cada tento.

Dados de Éder

E porque convocar Bruno Moreira no seu lugar?

O motivo é muito simples, o número de minutos que o avançado do Paços de Ferreira leva a marcar um golo. Neste caso esta época demora 112 minutos por cada golo. Uma média de elevado nível. Com 18 golos em 26 presenças.

Bruno Moreira - Estatitiscas

Em termos de estatura física, não sendo tão alto como Éder, tem ainda assim 1,85m. Apenas menos três centímetros que o avançado do Lille. Mais rápido e incisivo que Éder. E está na idade de pico de forma para um jogador: 28 anos. Tal como Éder.

Justificação para a não convocação? Pensem o que quiserem. Mas vejam quem são os jogadores agenciados pelo agente de Bruno Moreira.

Pedro Cordeiro

Se calhar notam como eu que não há nenhum jogador conhecido nessa lista. Isso significa pouca influência nos meandros obscuros. E bem sabemos que a FPF escolhe os jogadores não apenas pela qualidade desportiva actual dos mesmos. E erradamente…

4 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com a sugestão do Bruno Moreira e acrescentaria ainda o Hugo Vieira (ex-Gil Vicente) que leva 18 golos em 24 jogos pelo Estrela Vermelha.

  2. Se calhar agora a opinião é diferente! Grande Fernando Santos que toma decisões contra tudo e contra todos. Grande Éder que marcou aos 109 minutos … mas marcou! Sozinho com metade da equipa francesa à volta! O que interessa é… SOMOS TODOS CAMPEÕES! o passado ficou para lá atrás

Deixar uma resposta