Sei que o nosso caro Pinóquio Gil não saberá o que é uma falácia. Muito menos quase todos os seus leitores. Mas justificar o ano sem penaltis do Benfica com um caso dos anos 90 do Sporting é isso mesmo uma falácia.

Primeiro que tudo, vamos ver o que é uma falácia. Isto é útil para ensinarem os vossos conhecidos lampiões:

Falácia

A Falácia

Ora o que quem defende a verdade desportiva está farto de dizer este ano é:

  • Fez agora um ano desde o último penalti contra o Benfica.
  • O árbitro que assinalou esse penalti foi afastado da arbitragem.
  • Desde aí ficaram por marcar com o jogo em aberto, pelo menos 7 penaltis contra o Benfica. E isto apenas nesta época.
    • Benfica Estoril 4-0 Penálti de Luisão não assinalado (10′)
    • Benfica P. Ferreira 3-0 Penálti de Mitroglou não assinalado (19′)
    • Braga Benfica 0-2 Penálti de Lisandro não assinalado (63′)
    • Setúbal Benfica 2-4 Penálti de Jardel não assinalado (11′)
    • Guimarães Benfica 0-1 Penálti de Fejsa não assinalado (33′)
    • Guimarães Benfica 0-1 Penálti de Lisandro não assinalado (51′)
    • Benfica Arouca 3-1 Penálti de Lisandro não assinalado (12′)

Ao qual o Pinóquio Gil defende, e faz uma imagem amplamente divulgada pelos Lampiões com:

  • O Sporting esteve 5 anos sem um Penalti contra nos anos 90.

Ou seja, não houve penaltis. Ok, mas ficou algum por marcar? Quando e qual? E houve árbitros a virem para a praça pública a dizer que estavam a sofrer pressões por esse motivo?

É que senão estão a falhar numa premissa básica de lógica. Coisa que se aprende no secundário em Filosofia, no ensino obrigatório.

Ou seja, e tentando meter o mais simples possível. Quem luta pela verdade desportiva queixa-se das ajudas sistemáticas ao clube de Carnide com provas. O Clube de Carnide, através do avençado da BTV, responde com dados que podem ser apenas coincidências. Sem provas como sempre, e adulterando objectivamente os factos.

Mas os dotes intelectuais dos lampiões ficam muito a dever. E daí tomarem falácias por verdades…

13 COMENTÁRIOS

  1. “Sporting – 0 Benfica – 1 Penalti sobre Nuno Gomes” nem sequer vou discutir se é verdade ou mentira, ou sequer se está dentro do período de tempo em que não foram assinalados penaltis contra o SCP, porque teoricamente aqui estamos a discutir com honestidade e civismo, acontece é que nesse jogo o benfica supostamente prejudicado no jogo, não perdeu nenhum ponto devido a esse prejuízo….e isto é um juízo de valor

    Agora vamos ao juízo de facto, este ano ao NÃO serem assinalados 2 penaltis contra o benfica (um deles escandaloso) no jogo em Alvalade, o SCP perdeu 3 pontos, ou seja foi prejudicado no jogo e nos pontos resultantes desse mesmo jogo, como vê sabemos perfeitamente distinguir um juízo de valor de um juízo de facto…vocês é que parecem ter um problema com uma parte da disciplina de filosofia, aquela que fala sobre ética…

    • 2 Penaltys contra o Benfica no recente derby??
      LOL….hoje já é tudo possivel, mas se quer ir por ai ….
      O Luisão a ser agarrado na Área pelo Ruiz ao ponto de ter arrastado o mesmo durante uns 2 ou 3 metros com a camisola a ser visivelmente agarrada….é o quê …..Penalty contra o Benfica ????

      A Rasteira de João Pereira a Luisão fazendo este cair contra Patricio que originou a lesão grave de Luisão (Braço Partido)….foi o quê…..Penalty contra o Benfica????

      No Recente derby Coates corta a bola a Gaitan com o pé mas com o braço empurra Gaitan pelas costas fazendo este desequilibrar-se e ir embater contra os paineis de publicidade….é o quê…..Penalty contra o Benfica????

      Gosto da vossa verdade esverdeada…dê por onde der é sempre penalty….contra o Benfica…

      Esquecemo-nos então dos penaltys de Slimani e Naldo contra o Arouca….
      Esquecemo-nos do jogo contra o Braga dos pisões (que agora são denominadas entradas assassinas) que João Mário João Pereira e Adrien protagonizaram…

      Esquecemo-nos de tudo isso….concentremo-nos apenas no Benfica…e nos Penaltys contra que não foram marcados….

      Esquecemo-nos de que temos mais penaltys a favor marcados que Benfica e Porto juntos….esquecemo-nos disso, e concentremo-nos no Benfica….e nos penaltys contra que não foram marcados

      Esquecemo-nos das expulsões que os adversários já tiveram contra nós, algo que nem Porto nem Benfica beneficiaram muito por ali alem, mas concentremo-nos apenas no Benfica….e nos penaltys contra que não foram marcados

      Ora nem mais, segui…segui o rebanho….balem todos em conjunto e a uma só voz…..a voz do vosso pastor…aquele que diz que tudo “está pago, meus senhores, ESTÁ PAGO” e depois faz uma operação de charme para que as suas ovelhas seguidoras depois de lhe terem deixado a “lã” tb deixem lá o leite, os cascos e a pele…..no fim …..no fim ele deixa-vos os cornos ….porque bem vistas as coisas….vocês nem dos olhos precisam…..vocês precisam é mesmo dos cornos…..para continuarem a marrar…a marrar sem fim.

      Abraços e cumprimentos

  2. Convém salientar que a o período dos anos 90 a que se refere é de 28 de Abril de 1996, a 3 de Dezembro de 2000. Se ficaram penaltis por marcar ou não, já não me lembro, porque é, quase, tão distante como o último campeonato ganho pelo sporting.

  3. Tão inteligente é o menino, ate sabe o que é uma falacia, quem diria… Tambem com o google hoje em dia… Sabe-se tudo. Por falar nisso, gostava de ver qualquer coisa do Marco Ferreira a dizer o que afirmou aqui. É que nao encontro em lado nenhum ele a afirmar que sofreu pressoes “por ter marcado um penalti ao benfica” e que “foi despromovido por causa desse penalti”. Nao encontro em lado nenhum… porque sera? talvez porque, tal como o seu “presimente”, voce interpreta os factos de maneira muito maleavel. É assim que se engana a Carneirada. 18 milhoes de prejuizo nos ultimos 6 meses, em segundo e a jeito de voltar a nao ganhar nada, deixa sair o Montero e fica com o Teo, traz um jogador sem ritmo que nao jogava a 3 meses, e agora é o Teo que quer sair. Se acredita mesmo que a culpa é do Benfica, mesmo depois de 8… OITO pontos de vantagem do sporting… é so mais um carneirinho. E bem tenrrinho. Em vez de dizer AMEN a tudo o que o seu presidente regurgita, olhe para a sua casa, tem muito que ver… Mas tenha cuidado a criticar, nao va o Kim Jong tirar-lhe o cartao de socio “por ser um bufo mentiroso”. As pessoas nao aprendem com a historia. Estas tacticas do gordo ja deram o ar de sua graça a quase 40 anos. So era noutro clube. Pinto da Costa tambem tentou, e conseguiu com sucesso criar um enimigo externo (o Benfica, para variar) para unir os seus adeptos em torno dele, e livrar-se da oposição interna. Ha mais alguma coisa em comum entre o Pinto e o Kim. Acreditam que se contarem uma treta muitas vezes, a manada acredita e segue. Só é pena que a manada verde e branca nao perca 5 minutos do seu dia a refletir sobre as “falacias” do seu querido lider….

  4. Só analisando as décadas de 60 e 70, deu para encontrar 2 grandes períodos sem penaltys assinalados contra o sport lisboa:

    – 30 de Abril de 1961 a 8 de Maio de 1965.
    – 27 Dezembro 1970 a 31 Março 1974.

    São 8 anos sem penaltys contra, em 15 temporadas!

    Fonte: zerozero.pt à data de 22 de Março de 2016.

    É muito interessante saber que esses períodos aconteceram durante a Ditadura, período sobre o qual a máquina de propaganda do estado lampiânico e seus avençados dizem terem sido prejudicados e nós os beneficiados pelo regime… Imaginem então se o carnide não fosse prejudicado como dizem… tinham estado 15/20 anos sem penaltys contra… eheheheheh!

    Um lampião será sempre um aldrabão!

  5. Por falar em falácias…………Sabem quantos penaltys quantos penalty teve o Sporting na ultima época em que foi campeão…..

    Eu dou um empurrãozinho…17……16 deles convertidos em golo por aquele que foi oo suprasumo dos goleadores em Portugal….Mário Jardel….agora se percebe então os tais fantásticos 43 golos ou lá o que foi…..

Deixar uma resposta