Rafa Silva vs Iuri Medeiros

Um dos jogadores da moda para a nossa imprensa é Rafa Silva. Extremo/10 criativo, rápido e vertical, o jovem de vinte e três anos é um jogador muito talentoso sem dúvida. E a sua chamada à selecção natural. E foi encarada como tal por toda a imprensa. Mas a falta de atenção que se tem mostrado sobre Iuri Medeiros é assustadora.

Parece que para a imprensa foi apenas mais um miúdo que rodou por aí. Quando na realidade fez uma época fabulosa, como os números demonstram. E não tenho dúvida que se fosse em Inglaterra teria ido à selecção. Por aqui sem Mendes como empresário e tendo actuado no Morreirense, tudo muda de figura.

E sim, antes que me comecem a dizer coisas, acho que Iuri Medeiros é melhor jogador que o Rafa Silva. E prefiro ter o Açoriano no Sporting.

Porque? Antes demais pelos números. Tem mais golos, mais assistências, e em menos jogos. Claro que me vêm logo dizer que o Rafa actuou no Braga. O que para mim ainda é mais um ponto a favor de Iuri. Rodeado de colegas de menor valia fez mais.

Depois não só é mais alto, como mais novo e ainda por cima formado na nossa Academia. Tem um sentido de baliza fenomenal. Uma técnica apuradíssima, e uma capacidade para assistir colegas impressionante.

Ainda soma a isso uma qualidade tremenda na marcação de bolas paradas.

Fez-lhe bem rodar, e vai ficar no plantel por certo. Claro que sei que se tivesse um Mendes como empresário, ou se chamasse Guedes, ou estivesse num dos clubes propriedade de Mendes, tudo seria diferente.

Mas me jogo jogado prefiro o Iuri Medeiros ao Rafa Silva. E disso não tenho dúvida!

3 COMENTÁRIOS

  1. A isto tudo, só posso acrescentar: o Iuri tem um grau de imprevisibilidade e de loucura saudável que está completamente ausente no Rafa.
    Mas não concordo com o artigo – ainda bem que não vai à selecção e ainda bem que escapa à tesão de mijo dos jornais desportivos do burgo: o Iuri precisa de tempo para crescer tudo aquilo que ainda pode e vai crescer – que é imenso. O Iuri está protegido, salvaguardado, é o nosso segredo. Vai ter tempo para evoluir de forma consolidada, de forma estruturada.
    Se estivesse nas primeiras páginas dos jornais corria o risco de ficar perturbado: todos os dias seria vendido a 4 clubes diferentes, todos os dias teria 5 ofertas milionárias, todos os dias haveria 6 capas de jornal a dizer que queria sair, renovar e/ou ganhar mais.
    Agradeço que deixem os nossos miúdos sossegados. Eles estão no tempo deles.
    Daqui a um ano as máquinas de propaganda serão vistas como aquilo que são: flops que fabricam contrafacção barata. E nem jornais do Dubai lhes valerão.
    Daqui a 2 anos, os nossos miúdos, com maturidade e o valor sedimentado vão demonstrar à Europa quem é que cria o produto genuíno e deixarão de querer enfiar barretes.
    Por isso, não tenho inveja dessas capas. São balões vazios.

  2. Iuri Medeiros, se tiver amadurecido o suficiente e se perder de vez os tiques de vedetismo que no passado o prejudicaram, pode muito bem ‘explodir’ na próxima época, ao serviço do SCP. Relativamente a Rafa Silva, creio que Iuri tem ainda mais potencial e é ainda mais desequilibrador. No futebol dos dias de hoje, é fundamental a capacidade de desequilibrar. Com Gelson e Iuri, o SCP pode vir a ter uma equipa muito difícil de contrariar e apta a derrubar as defesas mais encarniçadas que vai defrontar. Assim espero.

Deixar uma resposta