Todos andamos fartos de ouvir a comunicação social e os comentadeiros do costume a falar sobre a formação do Sporting, e como esta perdeu o domínio que tinha.

Que fomos ultrapassados pela direita por quase todos os rivais, e que a nossa grande bandeira já não se ergue mais alto que qualquer outra quando se fala de formação.

Agora que se conhecem os campeões de todas as categorias de formação é interessante olhar para os vencedores.

Benjamins (Sub-11) – Campeões Distritais

Em Benjamins (Sub-11) não existe Campeonato Nacional. No entanto a equipa do Sporting no campeonato da Associação de Futebol de Lisboa terminou o mesmo com mais três pontos que o Sport Lisboa e Benfica, sagrando-se campeão distrital.

Infantis (Sub-13) – Campeões Distritais

Tal como nos Benjamins, nos Infantis (sub-13) não existe também campeonato nacional. E tal como nesse escalão o Sporting foi campeão. Mas desta feita a diferença para o segundo classificado, de novo o Benfica, ficou-se pelos dois pontos.

Iniciados (Sub-15) – Vice-Campeões Nacionais


Neste escalão infelizmente perdemos o título nacional para o Benfica, ficando em segundo lugar. De pouco serve ter uma vantagem de 15 pontos para o terceiro quando se fica em segundo. Foi o pior dos escalões este ano, apesar de ter lá muito talento.

Juvenis (Sub-17) – Campeões Nacionais


Mesmo com as jogadas de bastidores que nos privaram do melhor jogador desta geração nos últimos três jogos do campeonato, este foi assegurado ainda a um jogo do fim.

Uma vitória clara da melhor equipa em prova, o Sporting Clube de Portugal.

Juniores (Sub-19) – Campeões Nacionais


Na prova rainha da formação o Sporting foi também dominador. Na fase final do campeonato houve muita luta, e boas equipas. Especialmente o Belenenses e o Porto que fecharam a época em segundo e terceiro lugar respectivamente.

O Sporting? Campeã Nacional pois claro.

É isto que é a morte anunciada da formação do Sporting? Se assim o é, não me parece uma morte muito má….

1 COMENTÁRIO

  1. É muito bom perceber que o caminho escolhido pelo Sporting continua a ser o correto.
    Do mesmo modo é bom perceber que continuamos a ser exigentes e competentes na prospecção e formação de homens e atletas de excelência ano após ano.
    Finalmente, é fantástico confirmar que os nossos atletas são formados à “antiga”, a sentir o cheiro da relva e a treinar debaixo de chuva, com disciplina mas também com liberdade para libertar a sua criatividade, com apoio e carinho de treinadores e demais funcionários do clube. Assim se constroem Jogadores de Topo. Assim se constroem Homens. Assim se constroem Campeões!
    Os nossos atletas não são formados através de tecnologia de ponta, como se de uma fábrica se tratasse, para serem no fim da linha de produção, vendidos como se de mercadoria se tratasse por 15 milhões!
    O resultado está aí para todos verem!
    Uma palavra para Bruno de Carvalho que com todos os constrangimentos financeiros que herdou, encetou obras e recuperação das estruturas de Alcochete, que estavam degradadas, e abriu gabinetes de apoio aos atletas e de recuperação e manutenção física que hoje servem vários escalões femininos e masculinos. Isso é obra e visão!
    Parabéns a todos!
    Saudações Leoninas
    Jamal Can

Deixar uma resposta