Rio de Janeiro 2016

Existem muitos adeptos que defendem que se estão pouco importando para as Selecções Nacionais. Eu não sou um deles. Sinto um enorme orgulho cada vez que um atleta nossa representa bem a nossa Selecção. E vibro com os títulos que conquistam ao serviço do nosso país. Mas este ano os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 vêm complicar muito as contas.

O Campeonato Português, Liga NOS, tradicionalmente começa no fim de semana a seguir ao 15 de Agosto. Neste caso podemos antecipar o dia 20 de Agosto como data provável. O torneio de futebol do Rio 2016 vai começar a 3 de Agosto, terminando a 19 do mesmo mês. Juntando a isto o facto de haver estágio de preparação podemos contar que dificilmente teremos atletas da nossa selecção Sportinguistas a fazer a pré-época com o restante plantel.

E isto é válido para jogadores como o Palhinha, Iuri Medeiros, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Daniel Podence, Francisco Geraldes, Carlos Mané, Gélson Martins, Ricardo Esgaio e Paulo Oliveira. E isto contando apenas com os jogadores Portugueses que deverão integrar o estágio de pré-temporada do Sporting para tentar convencer Jorge Jesus a contar com eles já este ano, ou que já fazem parte do plantel principal.

Sim, dez jogadores de uma só vez. E a isto podemos somar Islam Slimani. Que a sua selecção encontra-se também qualificada e é um dos candidatos a ocupar a vaga de mais de 23 anos.

E depois somamos o caso de Rui Patrício, Adrien Silva e William Carvalho. Todos eles podem integrar o contingente de jogadores mais velhos. O que no caso de Adrien e Rui Patrício faz pouco sentido. Não estiveram nesta geração da selecção, e não são indispensáveis para os sub 23.

No entanto William foi um jogador determinante na cavalgada do Europeu de Sub23 que apurou esta selecção. E foi mesmo o melhor jogador desse Europeu. Como tal penso que caso ele mostre interesse, deveríamos deixar que fosse a esse torneio. E isso iria deixar muito descontente Jorge Jesus por certo. É que neste caso implicaria que William teria pouco mais de uma semana de férias, o que poderia ser pesado no decorrer da próxima temporada.

Esse mesmo cansaço se aplica João Mário. Este sim ainda sub 23. Determinante nessa selecção. E que já mostrou interesse em ir. Tenho muita pena de que o Sporting lhe corte as pernas nesse aspecto. Mas se olharmos apenas à lógica deveria ser feito. Até Neymar foi obrigado a escolher entre a Copa América e o Rio 2016. Não me deixo de sentir mal a pensar nisso.

Voltando ao ponto inicial e aos dez que falei em cima. São muitos jogadores mesmo. Deverá ser falado calmamente entre o seleccionador Nacional e Jorge Jesus. Que sejam homens, se sentem e discutam quem se deve ou não levar. Quem for lá para encher chouriços, deverá ficar pelo Sporting a estagiar. Quem for para ter um papel relevante, e mesmo perdendo a pré temporada, deveria ir.

Para mim o lote que iria seriam:

  • Ricardo Esgaio;
  • João Mário;
  • Gélson Martins;
  • Iuri Medeiros;
  • Tobia Figueiredo;
  • Rúben Semedo;
  • Palhinha;
  • Francisco Geraldes.

E seriam oito jogadores a menos no Sporting. Penso que ninguém se poderia queixar desta generosidade.

Deixo agora o desafio a quem quiser comentar: quem deixariam ir?

6 COMENTÁRIOS

  1. a minha pátria é o sporting.
    quanto menos forem melhor, apesar de compreender a vontade dos próprios jogadores.
    dividam o mal pelas aldeias, mas aposto que a maior parte dos que referiu vão, enquanto as primadonas ficam nos seus clubes.

  2. Eu sou do Sporting. Não sou da selecção nacional. E só sou da selecção na medida em que tenha jogadores do Sporting (não confundo a Nação com uma selecção). Dito isto: o seleccionador nacional é o Fernando Santos. Portanto, duvido que ponha os nossos jogadores num 11 indiscutível (excepto Patrício), por vários motivos: a) são do Sporting; b) têm menos de 34 anos; c) sabem jogar um futebol bonito e atraente. Por isso é pouco provável que coloque William, Adrien ou João Mário. Ainda assim, os que terão mais possibilidades de jogar são aqueles que nos devem preocupar mais: William e o João Mário (Fernando Santos já por mais de uma vez demonstrou ter um preconceito contra Adrien, só o leva para calar bocas, mas há-de jogar com o Moutinho, mesmo que não valha um caracol). É mau em vários aspectos: os 2 primeiros são jogadores jovens e levam muitos jogos nas pernas. Se fizerem Euro e Olímpicos serão 2 anos seguidos quase sem férias (estiveram o ano passado no Euro). E isso já teve consequências graves: a fractura de esforço que afectou o William no ano passado e que lhe tramou o início da época.
    Por outro lado, não devemos deixar de levar em conta a vontade de ambos, é natural que queiram participar numa prova importante e para a qual contribuíram tanto – e que também será uma importante montra de valorização.
    No final acho que irão. E o Clube deverá respeitar essa vontade. Mesmo que seja contra os nossos interesses. Por isso convém começar a apetrechar-se de substitutos à altura – sobretudo para o William (algo em que se falhou redondamente no ano passado).

  3. O João Mário ou outro qualquer jogador que for ao europeu não deve ir.
    Por duas razões:
    1 – Se já são suficientemente bons para ir ao Europeu já não devem ir a uma selecção de esperanças, ainda para mais quando as 2 competições são no mesmo ano
    2 – Os homens precisam de descansar, não são máquinas.

  4. Eu nao deixava ir ninguem, para ver se a fpf aprende. Depois do que fizeram o ano passado ao william demonstram que nao têm respeito nenhum pelo nosso clube. Gostava de os ver desenrascarem-se sem o Sporting, ia ser engraçado

    • Por acaso também gostava de ver uma selecção dessas sem elementos do Sporting. Nem um. Só para ver quer o futebol praticado, quer as argumentações posteriores.

Deixar uma resposta