Rúben Semedo

Rúben Semedo foi expulso no jogo contra o Bayer de Leverkusen. Expulsão justificada num segundo amarelo, num lance merecedor dessa punição. Nada a dizer quanto a isso. E no fim do jogo, em conferência de imprensa, Jorge Jesus veio dizer que Rúben errou, e que tornou quase impossível a recuperação da equipa no resto do tempo que faltava nessa partida.

Devemos por isso crucificar Rúben Semedo?

Claro que não. Foi um erro. Fruto da imaturidade do jogador, e é uma falha que é conhecida ao mesmo. Não tem grande noção de quando deve e pode fazer uma falta, e quando deve e pode deixar seguir um lance.

Tendo em conta no entanto a sua idade, e as suas restantes características, é algo que devemos desculpar. E claro esperar que deixe de cometer estes erros.

Devemos então criticar Jorge Jesus por ter criticado Rúben Semedo?

Menos ainda. Jorge Jesus não disse mentira nenhuma. Disse que esta é uma falha conhecida no jogador. Que já a conhecia quando o mandou regressar. E isto é o ponto chave. Ele sabe que o jogador tem de evoluir. E sabe que tem de lhe dizer.

Podem achar que dizer em público desta maneira é forte demais. Mas para um jogador que tem algum ego, como tantos outros, é a maneira mais fácil de lhe fazer perceber isso mesmo. É como um pai quando ralha com um filho quando este faz uma asneira. Não lhe está a tirar o apoio. Está a tentar educá-lo

E foi feito na altura certa. Agora no próximo jogo que Rúben for para campo será acarinhado por Jorge Jesus. E terá que ser acarinhado por todos os adeptos verde e brancos. É a acarinhar que se ajuda jogadores para quem está na bancada.

Ralhetes, esses devem ser os técnicos a dar, não assobios. Nem a Rúben. Nem a Téo. Nem a nenhum dos nosssos.

3 COMENTÁRIOS

  1. Até é bom para o jogador, situar o mesmo no valor da equipa que calça e sobre as suas falhas como jogador. Pelo que tenho visto nas imagens de jogos anteriores, a equipa parece estar muito unida e Semedo é bastante apoiado pelos colegas. Talvez o JJ tenha sido um pouco duro durante a CI, afinal de contas não foi por ele que não ganhámos. IMO, apoio dos colegas / adeptos para continuar o bom trabalho, mais instrução do treinador sobre como melhorar as falhas, parece-me um bom caminho.

  2. Respeito a opinião. Mas trago à consideração uma outra hipótese. Até que ponto o ataque ao Semedo não é uma manobra de diversão para JJ se limpar das asneiras que faz? JJ imputa ao Semedo praticamente a responsabilidade pela derrota. Mas bate isso com a realidade? Lembro que o Sporting mesmo com Semedo em campo estava a fazer uma exibição miserável com apenas um lance de perigo criado. É verdade que jogar com um a menos não ajuda, mas o Semedo esteve mais de 60 minutos em campo sem resultados e a culpa é dele? Foi o Semedo que meteu o Téo em campo? Foi o Semedo que deixou o Montero sair (se JJ quisesse mantê-lo no plantel não seria BdC a contrariar). Foi o Semedo o responsável por deixar Adrien e Slimani (sabidamente os 2 jogadores animicamente mais importantes do plantel) no banco? Quantas vezes JJ crucificou em público jogadores (já veio uma vez fazê-lo com o João Mário) de uma forma tão ostensiva? Porque motivo um erro normal de excesso de vontade é mais penalizado do que a falta de atitude? Na minha opinião JJ veio a público falar nos jogadores, defendendo um e atacando outro, apenas como forma de distrair os adeptos das suas próprias responsabilidades pelas decisões que tomou. É a minha opinião como Sportinguista que gosto de discutir com outros apaixonados como vocês.Um abraço e SL

  3. Bom , o JJ não disse só isso. Disse que estampem que ele é novo, que já se sabia que ia cometer erros, é preciso comet-los para aprender, etc…e já passou um bom bocado de tempo a ensiná-lo, segundo a imprensa.

Deixar uma resposta