Golo Fora de Jogo

O Sporting ganhou ontem o jogo por um zero. Num jogo em que há dois lances em que fica a dúvida se houve ou não fora de jogo. E em ambos a bola acabou no fundo das redes. No entanto num deles foi assinalado golo e no outro não.

Vem daí um chorrilho de criticas ao árbitro e pessoas a meterem em causa a luta do Sporting pela verdade desportiva. O lance como apareceu na televisão realmente aparenta ser fora de jogo. Mas a camera, a única que mostra o lance completo, é filmada do lado oposto e uns metros atrás. E contrário ao lado onde o fiscal de linha, que está bem enquadrado com o lado está.

Mas alguns Sportinguistas prontamente foram tirar linhas de fuga, e tentar ver melhor o lance. Fica aqui a aproximação:

Golo Fora de Jogo

Houve vários a fazer o mesmo gráfico, e com variados graus de aproximação. O que se prova com isto é que é um lance duvidoso. E que necessitaria de verdadeiras tecnologias de ajuda ao árbitro. Câmaras bem colocadas para auxílio do juiz da partida, que permitem tirar este tipo de lance a limpo. E isto é aquilo que o Sporting defende acerrimamente!

Até lá em lances duvidosos como este a regra é clara: deixar jogar beneficiando quem ataca.

Como tal é um golo claramente bem validado.

5 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade acho um absurdo esta discussão do suposto fora-de-jogo, ou anda tudo maluco e esquecem as leis do jogo ou então não sei, a regra é clara, a medida do fora-de-jogo é feita pelo último pé em contacto com o solo, neste caso dá pra ver pela imagem que é o pé esquerdo do Slimani, logo nunca poderia estar mal colocado, o facto do corpo dele estar chegado para a frente pode induzir em erro, mas apenas aqueles que não conhecem nada das leis do jogo, como diria o outro, futebol, pé, andebol, mão! Nem cabeça, nem tronco, muito menos braços contam para a medida do fora-de-jogo, é uma discussão absurda e espero que alguém com o mínimo de conhecimento pegue nisto porque chega a ser enervante a burrice principalmente dos lampinos com esta conversa do golo do Slimani, que foi limpinho, limpinho.

    • Já agora não sei em que livro foi ler as regras, deve ser um especial em que algumas regras não se aplicam ao Sporting.

      Convém saber as regras antes de falar.

      Deixo-lhe aqui o link do livro das regras de futebol da FIFA:

      http://www.fifa.com/mm/Document/FootballDevelopment/Refereeing/02/36/01/11/LawsofthegamewebEN_Neutral.pdf

      Aconselho a leitura da página 36 e 110 relativas ao fora-de-jogo.E dizem o seguinte:

      “…any part of a player’s head, body or feet is nearer to his opponents’ goal line than both the ball and the second-last opponent. The arms are not included in this definition…”

      Assim evita-se dizer barbaridades aqui, e na televisão nacional.

  2. Ola boas,

    Essa imagem está errada.
    A linha de fora de jogo tem que ser tirada através do ponto fictício da bola no chão.
    Até pode ser que esteja em jogo mas sejam honestos sff.
    Cumprimentos

Deixar uma resposta