Hoje em Setúbal o Sporting enfrenta um bom adversário. Um campo difícil sem dúvida, mas desta vez as dúvidas que se apresentam são diferentes das habituais.

Com sete pontos de vantagem sobre o quarto classificado dificilmente seremos apanhados pelo Braga. Mas a onze pontos (mesmo com um jogo a menos) do Porto dificilmente chegaremos ao segundo lugar. Nós sabemos isto, e claro, os jogadores também o sabem.

Cabe a Marco Silva encontrar maneira de motivar os jogadores, e saber quem está em melhores condições psicológicas para entrar e ganhar.

Depois o segundo desafio começa a ser quem deverá ser rodado para ganhar mais frescura para os jogos mais difíceis que aí vêm. Alguns jogadores aparecem com níveis físicos mais baixos do que o habitual, e uma pequena paragem poderia ser importante. Neste momento os dois mais necessitados serão Adrien e Slimani.

Claro que o suplente natural, para mim, de Adrien, é Wallyson. E que voltou a não ser convocado. Nesta fase deveria ter minutos, não só para descansar Adrien, mas também para começar a preparar a própria época.

Nesse ponto porém gostei de ver a convocação de Ryan Gauld. Poderia até jogar ele no lugar de Adrien, tem intensidade para isso. Mas fisicamente não é o mais forte dos jogadores. No entanto para mim preferia-o a André Martins. Quanto a colocar João Mário nesse lugar, e rodar o escocês para a posição 10, seria para mim pior. João Mário, tal como André Martins, até se posiciona bem defensivamente, mas tem uma aversão ao choque. E precisamos de ter um jogador que não tenha problemas de choque para esse lugar.

Quanto a Slimani, bem Rubio anda numa forma magnifica na equipa B, mas a equipa A tem três bons pontas de lança. Montero ou Tanaka são dois bons jogadores. Nesta fase da época, e para jogar como avançado sozinho, talvez prefira o Japonês. Se Marco Silva no entanto entrasse em campo com os dois, a par, jogando apenas com William e João Mário no meio campo, teria a minha aprovação também.

A ultima questão passa sobre quem renderá Nani. Este por não estar disponível por motivos disciplinares. Tudo aponta para Carlos Mané. Tem feito uma época interessante, para a sua idade, e tem toda a minha confiança. Se entrar Capel… Bem se entrar Capel ficarei chateado. O espanhol para mim é um jogador a mais no plantel desde o ano passado. A sua capacidade de decidir mal, ou não decidir sequer, já esgotou a minha paciência. Preferia ter mantido Heldon no plantel a Capel, mas não deve ter havido maneira de vender Capel.

Uma última nota para a estranheza da falta de laterais convocados. Nem Cédric nem Jonathan Silva foram convocados. Não percebo o motivo desta ausência, e acho um erro. É que nenhum dos nossos centrais tem rotinas de Lateral, nem os nossos médios. Muito menos os extremos. Sei que quando se tem um jogador que faça esses lugares como alternativa, é normal não ter laterais de raiz no banco. Assim fico com medo do que sucederá se algum for expulso ou se lesionar.

De qualquer forma espero uma Vitória, e que os jogadores se apresentem com atitude. E claro, gostava de ver muitos minutos de Ryan Gauld. Que esperança no escocês eu tenho!

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.