Bom dia caro adepto do Sport Lisboa e Benfica.

Sei que sentes, tal como eu uma paixão pelo desporto. Bem, na realidade, se calhar não sentes como eu uma paixão pelo desporto. Mas sentes ao menos uma paixão enorme pelo teu clube, tal como eu.

Sim, eu sei que são coisas diferentes. Tu sentes orgulho de fazer parte de uma massa gigante, que te protege quando te podes esconder nos seus números. Que te diz que és grande porque fazes parte de algo que te dizem ser o maior. És feliz assim, eu sei. Podes sentir pena de mim, porque para mim isso não basta.

Eu faço parte de uma raça diferente. O teu lema, copiado do dos Estados Unidos da América, é que a força dos números te faz grande. Eu sou de outra raça. A minha diz-me que o Esforço, a Dedicação e a Devoção me trarão a Glória. Incitam-me a lutar para ganhar, a tua incita-te a lutar porque no meio da tua turba sairás impune.

Mas não é por isso que te escrevo esta carta. Escrevo-a porque tenho visto que te sentes preocupado comigo. É com enorme carinho que noto que expressas a tua preocupação sobre o Bruno de Carvalho está a fazer ao Sporting. Dizes que somos um clube importante na história do futebol Português. Mais, lembras-me que quando o Sporting andava em baixo, há quatro anos mais ou menos, dizias que até nutrias alguma simpatia por nós, e que fazíamos muita falta.

Eu lembro-me que dizias isso. Claro que mais vezes passavas o tempo a gozar com as prestações ridículas que a equipa profissional de futebol do meu Sporting ia somando. Disso lembro-me bem. No trabalho, nos almoços ao fim de semana, havia sempre algum benfiquista como tu que me fazia questão de relembrar que até nos tínhamos tornado um clube simpático. Estranhamente aí nunca dizias mal dos nossos presidentes.

De repente o Sporting levantou-se. O gigante adormecido, a maior potência do desporto nacional acordou. Sim, eu sei que quando eu digo isto ficas pasmado e ainda tentas rir. Mas o desporto é muito mais que apenas o futebol profissional, e no geral somos de longe dominantes. Mas para ti não interessa.

Interessa-te ver que o Sporting tem um Presidente que vai para a Televisão chamar os bois pelos nomes. E que acaba por ser um bocado bruto. Lembro-te, no entanto, meu caro Benfiquista que o Porto primeiro, e nos últimos anos o teu Benfica, tornaram isto uma guerra. Uma guerra para tentar eliminar o Sporting para dividir apenas por dois as receitas que o nosso futebol gera.

Pensavas que o Presidente do Sporting, quando realmente temos um digno desse titulo, iria para a guerra armado apenas de um ramo de flores? Vos ia responder a anos de injúrias, corrupção e vícios com palavras meigas e panos quentes? Estavas enganado.

E não, não é nenhum Vale e Azevedo. Esse tiveste-o tu, e roubava para ele. O Bruno de Carvalho não rouba a ninguém. Mas recusa a deixar de fazer valer os seus direitos, sem que um tribunal lhe tenha retirado a razão. E até ao momento nunca aconteceu.

Outra coisa. Falas agora dos jantares e almoços que pagas aos árbitros, comparando-o às camisolas de cortesia. Nada a ver. Os jantarinhos estão mais ao nível da fruta e do chocolate que os teus amigos do Porto ofereciam. Vens agora dizer que nenhum árbitro se vende por uns jantarinhos. Mas pelo que me deu a entender, até são bem mais caros que a fruta do Porto que durante anos andas a culpas pelas tuas desgraças. Se se vendiam por essa fruta, não sei porque não se venderão por esses prémios…

Para terminar. Folgo em saber que te sentes preocupado pelo estado do Sporting. Mas ao contrário do teu clube temos um regulamento interno que permite real liberdade de voto e de escolha dos presidentes. O nosso daqui a dois anos terá de ir às urnas, e aí o seu trabalho será validado pelos nossos sócios. Sim, acho isso o mais importante.

Nós iremos avaliar o trabalho do nosso presidente, que elegemos democraticamente. E só nós escolheremos se tem feito bem ou mal ao nosso clube.

Quanto a ti, percebo que tenhas pena daquele Sporting dócil que te facilitava a vida, e não denunciava os teus crimes. Mas acho que vais ter de continuar com essa pena. O Sporting voltou, e não mais se vergará!

Saudações Desportivas.

PARTILHA

11 COMENTÁRIOS

  1. Se o Bruno de Carvalho tem mesmo algum poder, só pode ser para hipnotizar-vos para que continue a mandar e a desmandar sem que haja qualquer contestação. Pergutem-se como é possível um clube que estava até bem pouco tempo em situação financeira difícil, conseguir pagar a fortuna que paga ao Jesús??? Dar-se ao luxo de prescindir da Champions??? E considerar possível derota judicial com a doyen pacífica???acordem antes que seja tarde, porque mesmo sendo rival, não gostaria de ver a famila dos gatinhos a afundar com os kwanzas.

  2. Nós vamos pedir ao vieira dos milhões que ele deve ao bpn e ao bes .E sim temos um grande presidente e só a nós a gestão dele nos diz respeito.Não percebo porque vós vos preocupais tanto com um clube que não é o vosso,será AZIA OU JESUS.SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING SEMPRE

      • 1 – eu não tenho clube nem percebo grande coisa de futebol, mas não pude resistir a abrir este post devido ao seu absurdo título pois, numa paranóia de raiva mútua baseada na clubite, a coisa mais irracional que se pode imaginar será crer na utilidade ou na legitimidade de se fazer uma carta aberta de sportinguistas para benquistas, ou de benfiquistas para sportinguistas, daria no mesmo .

        2 – de raça falam vocês? desde quando os adeptos de um clube (o vosso ou outro qualquer) pertencem todos a uma raça, a uma entidade social, cultural, genética ou historicamente homogénea? Deliram?

        3 – desde quando lutar para ganhar, glória e futilidades do género são atributos exclusivos do sporting, quando só em Portugal existem centenas de clubes?

      • “De repente o Sporting levantou-se. O gigante adormecido, a maior potência do desporto nacional acordou. Sim, eu sei que quando eu digo isto ficas pasmado e ainda tentas rir. Mas o desporto é muito mais que apenas o futebol profissional, e no geral somos de longe dominantes. Mas para ti não interessa.”

        Vejam bem o absurdo desta frase:
        1º – Ou o Sporting é mesmo a maior potência do desporto nacional , graças a todas as modalidades além do futebol, e então será absurdo falar de gigante acordando (futebolisticamente) pois que já se encontrava acordado através da maioria dos desportos que (a crer na vossa palavra parcial) o fazem gigante do desporto em geral,

        2º – Ou então estará mesmo acordando (futebolisticamente), como vocês dizem e eu acredito, querendo isso dizer que estava adormecido, medindo vocês, portanto, o estado de poder do “gigante” não pela soma de todas as modalidades, mas exclusivamente pela prestação da equipa de futebol profissional, o que, como as estatísticas indicam, é a 3ª e não 1ª maior potência nacional. Portanto decidam-se!

        3º – não só no futebol mas como em qualquer aspecto da vida social em geral, é de mau gosto e ingénuo festejar-se o que não se alcançou (ainda): “O Sporting voltou, e não mais se vergará!”, “O gigante adormecido, a maior potência do desporto nacional acordou”!!! De certeza? Já está? Missão cumprida? Ganharam tudo o que tinham a ganhar? Uma pesquisa de 60 segundos num site desportivo diz-me que vocês só podem ganhar uma competição, o campeonato, das restantes foram eliminados, e o campeonato não acabou, portanto, de que raio falam vocês neste artigo? Não dá para entender mesmo.

        Quando tiverem paciência, podem ir criticar os meus artigos no meu blog, em tom de vingança, hehe, ou não:
        http://pensamentosnomadas.com
        Não, não temos artigos de bola, peço desculpa! :p

        • Percebes pouco de bola, e queres publicidade gratuita para um que nada tem a ver com a temática. Mas deixo-te uma resposta aqui.

          Quando se fala em Gigante adormecido fala-se em todas as modalidades também. Desde que “despertou” já voltou a ganhar competições europeias noutras modalidades. Já ganhou troféus este ano em inúmeras modalidades. Até trofeus mundiais vê lá!

          E não, não temos apenas um titulo a disputar este ano. Falhou-te isso. No futebol sénior profissional só estamos em disputa de um titulo, tendo já ganho outro. Mas o mundo é muito mais que o futebol sénior profissional, e nisso mostramos a nossa grandeza.

          De tal forma que até blogs snobs vêm para aqui falar de futebol, sempre fazendo a ressalva de que é assunto de que não se interessam..

          • “Quando se fala em Gigante adormecido fala-se em todas as modalidades também. ”

            Hehehe, mas leste ou não o que escrevi? É que eu li o vosso artigo com atenção tu não me retribuis na mesma medida, pois acabei de te mostrar uma contradição e tu respondes-me repetindo a mesmíssima contradição? Em que ficamos?

            Repito, se é gigante em todas as modalidades, então não pode estar acordando, visto que já está acordado!
            Se acorda porque agora está em grande no futebol, então o que conta é o futebol e não as restantes modalidades, e assim sendo não é gigante nem o maior de coisa nenhuma, lol, não entendes?

            Eu respeito que vocês queiram se gabar de algo, positivamente, de serem os melhores no global das modalidades, ou de, não sendo os melhores em futebol de 11 estarem progressivamente a acordar para o ser, mas decidam-se o que é o Sporting.

            não entendo como por um lado espezinham os rivais, por vocês serem os maiores, e por outro por vocês não serem mas estarem de novo quase a ser (lá para o fim do campeonato, eventualmente)?

            Já agora, tu que percebes desta ciência não exacta, e eu não, que raio de competição já ganharam este ano se o ano desportivo não acabou para nenhuma das provas? Admito que ser devido a ignorância minha este mal entendido, não há crise. :p

            e não, não sou snob, e se em vez de ver jogos de futebol, lesses sobre a história do futebol, saberias que snobs em todo o sentido do termo eram os senhores anglicizados e burgueses que trouxeram de Inglaterra o futebol para Portugal criando o vosso grande clube o Sporting Clube de Portugal! 🙂
            Mas não levei a mal, não te preocupes, nem tampouco vim fazer publicidade ao meu blog pois não preciso dela, e duvido que haja por aqui quem se interesse nos temas do meu blog. Encontrei o vosso artigo nos mais lidos do dia no blog.portugal, eis a razão de aqui ter vindo parar. E apenas estava a ter fair-play dando-te a possibilidade de encontrar algo errado ou contraditório no meu blog, e quiçá comentar chamando-me a atenção para o facto de eu ser tão incoerente quanto vocês, ou não!

            Tudo de bom, sucesso desportivo, mas tenham calma, não festejem antes de ganhar, por favor!

  3. li esta carta atentamente, esta carta nao pode ser dedicada a todos os benfiquistas, sim porque eu nao estou contra o bruno de carvalho nem estou numa guerra ao contrario do que muitos querem estar nela , dizem que salvou o sporting ai concordo totalmente, voltou a ser novamente o grande que faltava,quanto aos jantares os arbitros admitiram que todos dao qualquer coisa menos o uniao da madeira e academica, ate o tondela da lanches e esta em ultimo, nao tem nada a ver ,a uefa diz que isto e normal desde que nao passe o valor permitido , mas ok , dizem que nao ha candidatos contra vieira? pelo menos foi o que entendi, o vieira ainda nao anunciou recandidatura o que sera obvia, ja se sabe que se vai recandidatar, mas antes de o fazer ja sabe que tem um concorrente , bruno de carvalho ex director do porto canal que ja foi candidato em eleiçoes anteriores,mas acham que alguem vota nele? ele sim pode ser outro vale azevedo nao sabemos, mas a ultima vez que se candidatou teve de ser escoltado para votar porque os adeptos do benfica presentes na luz queriam lhe bater, isso nao se faz , mas foi o que queriam fazer e um adepto foi entrevistado e disse ” nos benfiquistas temos memoria, candidate-se quem se candidatar vamos votar no vieira, antigamente tinhamos passivo de 100 milhoes e nao tinhamos nada,agora temos de 400 milhoes e temos um estadio,2 pavilhoes , um centro de estagio e um canal de televisao”,e esse bruno de carvalho do benfica esteve mal nessas eleiçoes como queria ele ganhar? dizer frases como ” o saviola? veio passar ferias e acabar a carreira” ou do tipo ” o jesus sera o treinador mais curto da historia do benfica, eu se for eleito presidente ao outro dia sera despedido” so por isso nao o quero la, eu adorei e adoro o jorge jesus e o melhor treinador portugues da actualidade, provou isso no benfica e vai provar no sporting sendo campeao. nestas ultimas vieira teve como concorrente o juiz rui rangel, os benfiquistas so dizem mal deste senhor tambem nao o querem la, toda a gente fala que o proximo presidente sera rui costa, eu nao desejo mal ao sporting, mas por vezes vejo atacarem o slb na generalidade , podiam usar a palavra alguns porque nao somos todos iguais e fica mal, os lampioes nao tem todos a amesma opiniao nem os tripeiros , felizmente ha gente no futebol que quer um futebol mais limpo e transparente, volto a afirmar que quero o video arbitro e sei que o o vieira nao quer infelizmente, mas nao culpem os lampioes todos por isso , por um nabo nao querer os outros nao vao padecer,sudaçoes desportivas

Deixar uma resposta