Na última sexta feira, antes do mercado fechar, estava a falar com o grande Artista do Dia. Uma conversa em off sobre os vários nomes que se falavam que podiam reforçar o Sporting. Entre eles surgiu o de Lukas Spalvis. Eu não o conhecia, mas o Artista disse que era dos que estavam a ser falados o que mais interessante lhe parecia. Chegando mesmo a entusiasmar.

Com tal referência não pude deixar escapar, e mal tive um pouco de tempo fui investigar. Vi vídeos, li comentários na imprensa, e analisei as estatísticas. E percebi a razão de tal entusiasmo.

Spalvis é o chamado avançado de clube grande. Um jogo aéreo fortíssimo, por soma da sua excelente técnica de remate de cabeça, aliados ao 1.89 de altura e bom tempo de salto.

O que lhe dá o extra, e o coloca como avançado de clube grande, é que alia a isso um bom pé esquerdo, tanto na fase de recepção como na finalização. Quando vi as estatísticas, pareceu-me de ínicio um jogador ao estilo de Slimani. Mas não é. Não tem aquele poder de choque do Argelino, nem a disponibilidade de ir ao choque a cada bola.

Se o tiver de comparar com alguém, mais facilmente o colocaria como Jonas. Um avançado alto, mas não tão físico, mas de algum recorte técnico e capaz de finalizar de várias maneiras. E sempre com os olhos na baliza.

Veio agora ser confirmado no Sporting por ele próprio e pelo clube que representa. Com apenas 21 anos, e com a saída do Slimani a médio prazo como quase certa, parece uma excelente opção, a começar já este verão.

Bem vindo Spalvis! Espero que sejas muito feliz aqui!


PARTILHA

Deixar uma resposta