Bas Dost tem neste momento 28 golos marcados no campeonato, tantos como o número que enverga na camisola e nos calções.

Conseguiu marcá-los em 26 jogos na liga e desses 28 golos, 3 foram marcados de penálti.

Se comparar-mos com o Jonas piscinas o maior mergulhador dos últimos anos dos lampiões, este conseguiu na temporada passada marcar 32 golos e jogou todos os 34 jogos do campeonato.

Desses 32 golos, 7 foram marcados de penálti.

Ora Bas Dost pode ultrapassar a média de Jonas piscinas, pois ainda lhe faltam jogar 5 jogos e se tudo correr bem acabará o campeonato com 31 jogos jogados, menos 3 que o Jonas piscinas.

Se mantiver a média ligeiramente superior a 1 golo por jogo, Bas chegará aos 33 golos no campeonato.

Se comparar-mos com os números de Slimani, este marcou a época passada 27 golos em 33 jogos do campeonato, dois deles de penálti.

Ou seja, Bas Dost já ultrapassou Slimani e precisou de jogar menos 7 partidas do que o Argelino para chegar aos 28.

E se compararmos com o Mário Jardel?

Bem, estamos a falar de um dos mais eficazes goleadores do Sporting de sempre, ai já vai ficar a perder, ou será que não?

Pois, o Jardel jogou 30 jogos no campeonato 2001/02 e marcou 42 golos, mas desses 42 marcados, 15 foram de grande penalidade.

Se excluir-mos os golos de grande penalidade de todos, então o Bas Dost teria 25 golos marcados e 26 jogos jogados, ficando ainda com 4 jogos para marcar 3 golos e ultrapassar o Jardel, o mergulhador Jonas teria 25 golos em 34 jogos, o Slimani 25 golos em 33 jogos e o Mário Jardel 27 golos em 30 jogos!

Surpreendente sem dúvida, isto significa que o Bas Dost sem contar com os penáltis é o mais eficaz e o que tem a melhor média de jogos jogados e golos marcados!!!

Aliás, neste momento na Europa não há ninguém com uma taxa de golos marcados e jogos jogados mais alta, no site transfermarket podemos contactar que o nosso ponta de lança tem uma média de 1,08 golos por jogo e o 2º melhor é um tal de Leonel Messi com 1,04 golos por jogo, pois Messi jogou mais jogos.

Esta comparação, confirma que Bas Dost não só é o ponta de lança mais concretizador do campeonato português desde o Mário Jardel, como chega mesmo a suplantá-lo se não contar-mos com os golos de penálti!!!

Se fosse ele o marcador de grandes penalidades desde o início da época, podia estar mais destacado na luta pela Bota de Ouro, mas ganhe ou não esse troféu individual, o que interessa é segurar este jogador singular no verão que ai vem, para que o SCP possa ser campeão para o ano.

Ontem, hoje e sempre, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

2 COMENTÁRIOS

  1. Se continuar com o nível de eficácia que tem demonstrado e se a equipa continuar a ajudar, acredito que a bota de ouro não lhe escapa!!….so tenho medo que algum clube bata a cláusula de rescisão neste Verão……ja agora, aproveito para corrigir um erro que repetes várias vezes no texto… comparar-mos não existe……escreve-se tudo junto ‘compararmos’

  2. Obrigado pela correcção, escapou-me essa. Também acho fundamental ele continuar se ambicionamos conquistar o campeonato para o ano. Relativamente à Bota de Ouro o Messi vai jogar mais um jogo que o Bas, mas o próximo jogo do pulga é no Bernabéu, era bom que ficasse em branco, e o Bas marcasse no derby. SL

Deixar uma resposta