O Jornal A Bola está numa série de artigos de algum interesse em semana de Derby. Nela vão buscar vários derbys ao longo da história.

No entanto o jogo que falam hoje não é entre o Sporting e o Benfica.  É entre o Sporting e o extinto Sport Lisboa.

Outra coisa engraçada neste jogo é esta constituição das equipas.

Deste grupo de jogadores do Sport Lisboa que defrontou o Sporting Clube de Portugal vários já tinham sido jogadores do Sport Lisboa.

Mais engraçado é ver quem foram os marcadores dos golos.

O segundo foi Cosme Damião, jogador do Sport Lisboa e mais tarde do Benfica, que acertou na própria baliza.

Já o primeiro foi de autoria de Cândido Rosa Rodrigues. Que jogava aqui juntamente com o seu irmão António.

Ambos foram jogadores e fundadores do Sport Lisboa, e estão como signatários daquele papel que o Benfica diz ser a acta da sua fundação.

Mais engraçado é que ainda tinham outro irmão que foi jogador do Sporting Clube de Portugal desde 1907 também, José Rosa Rodrigues.

Olhem o que dizem deste nosso jogador no site do Benfica:

Pois é. Para conseguirem martelar a sua data de fundação para 1904 têm de usar este nosso ex-atleta como seu primeiro presidente.

Ele que ainda antes do Sport Lisboa e Benfica ser criado em 1908 já tinha passado para o Sporting onde era atleta.

As voltas que dão para tentar mudar a história…

1 COMENTÁRIO

  1. Meu caro Sportiguista, não entendo o complexo com nomenclaturas. Será que por o Sporting, que é Clube de Portugal, recusar ser chamado de Sporting Lisboa, o Sport Lisboa, que se tornou de Benfica após fusão com o Grupo Sport Benfica, tem uma história inferior e merecedora de crítica?

    Quando fala dos irmãos Rosa Rodrigues lembro-me logo de nomes como Paulo Sousa, Pacheco, Carlos Manuel, Manuel José, Jorge Jesus, Carrillo, etc, etc, etc. Há homens cujas vidas se cruzam com Benfica e Sporting.

    Cumprimentos

Deixar uma resposta