Quando falei sobre o jogo Sporting contra o Belenenses disse logo que não iria falar aí sobre arbitragens. Até porque queria discutir mais o tema do que foi o jogo em si, do que erros técnicos por parte do árbitro. Mas no entanto foram tantos os casos este fim de semana, e não afectando apenas o Sporting, que vale a pena dedicar um pouco de espaço virtual a eles.

Sporting

No nosso jogo o árbitro parecia querer começar bem. Admoestou com cartão amarelo o Matt Jones por sucessivas perdas de tempo ainda na primeira parte. Matt Jones que no jogo da temporada passada tinha feito o mesmo e apenas sido admoestado já nos descontos.

No entanto no segundo tempo descambou um pouco. Muitas faltas por marcar contra o Sporting, se bem que apenas uma delas realmente relevante. Nesse lance, em que no estádio se reclamou grande penalidade, Nani é sanduichado por dois adversários, sofrendo não uma mas duas faltas. Não era grande penalidade no entanto visto ser fora da área. Mas livre perigoso e amarelo seria. Para piorar esse lance ainda deu um contra ataque perigoso ao clube do Restelo.

O mais caricato acontece contudo no final. Um jogador do Belenenses fica no chão a pedir apoio médico, se bem que parecia mais querer queimar tempo, e transporte por maca. Jefferson e Nani tentaram retirar o mesmo jogador de campo, improvisando uma maca. Ambos os jogadores já tinham amarelo, e não deviam ter tido esta atitude. No entanto Cosme Machado apenas os mandou afastar. Como Jefferson demorou mais tempo a reagir, e provavelmente lhe disse alguma coisa, foi vitima de um empurrão do árbitro, seguido do segundo amarelo. Caricato demais, mas tendo em conta que já estávamos nos descontos, não teve influência.

Porto

Um dos senhores que mais mudou a arbitragem em Portugal, e em favor do Porto, morreu esta semana. António Garrido foi depois muitos anos também funcionário do Futebol Clube do Porto, e também apanhado em escutas do apito dourado. Homem idóneo portanto, ao ponto da liga ter decretado um minuto de silêncio antes desta jornada e tudo.

E curiosamente o Porto foi claramente prejudicado. Desde uma grande penalidade por marcar, a duvidas sobre a grande penalidade do Vitória, até a um golo limpo mal anulado. Muito prejudicado, e de uma forma que o Porto não tinha memória.

Benfica

Por seu lado o Benfica, tal como no jogo contra o Boavista, teve uma preciosa ajuda. Podem dizer que ganhou cinco a zero. E é verdade. Mas ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Vitória, e um golo mal anulado, quando o resultado estava em apenas 0-1. Juntando isso a o Eliseu ter evitado pelo menos por duas vezes o segundo amarelo, muito diz das ajudas prestadas.

Parece que o sistema virou de vez para os lados de Carnide, mas nunca ter em conta que Jorge Nuno Pinto da Costa ainda está vivo… Quanto a nós, mais do que olhar para as arbitragens, temos de finalizar melhor. Mas que casos caricatos continuam a acontecer, disso não tenho dúvida.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eh pá…deves ter visto outro jogo no bessa…aquilo foi sarrafar até mais não e faltas e amarelos por mostrar ,,,,aos do boavista claro. Em Setúbal porque não escreveste que o penalti por marcar dava o 1-5? sem influência portanto, A única análise correcta é a do golo não assinalado ao vitória que dava 1-1. Mas mésmo esse não foi anulado porque se o jogador tivesse parado ao apito do árbitro nem havia bola dentro da balia. Pois…tend falado no jogo boavistabenficadeverias ter faladono académica sporting, no golo ao arouca com falta do carrilhoe ainda do jogo do belenenses en que slimani faz penalti aos 90 minutos,…pois

  2. Caro,
    Peço desculpas pelas falhas no texto anterior. Estava a escrever apenas com uma das mãos.

    O que escrevi não invalida de forma nenhuma a qualidade das análises que vai fazendo no seu blog e que acompanho regulamente. Apenas intervim neste.

    Considero de todos os blogues de “clubistas” aquele que melhor e maior qualidade tem.

    Parabéns e abraço

    • Antes demais obrigado pelo comentário. E obrigado pelas palavras e consideração que tem. Mas sim, para bem e para o mal estamos definidos com um clube, e pode haver sempre um pouco de parcialidade. Mas fico muito feliz por gostar, é destas pequenas coisas que faz uma pessoa ter vontade de continuar e melhorar.

      Quanto ao jogo contra o Boavista. O benefício no lance referido é um facto. Não vi no entanto o jogo por inteiro, mas acredito piamente que o Boavista tenha feito um jogo muito viril. É tradição lá em cima.

      Quanto aos jogos do Sporting, nesse lance a falta do Carillo é no minimo discutível. E o lance do Slimani neste jogo é um rumor lançado à posteriori na net. Nem em campo alguém reclamou. No entanto fica aqui um texto longo de um amigo a dissecar o lance, com video e tudo: http://oartistadodia.blogspot.co.uk/2014/09/o-penalti-cometido-por-slimani.html Concordo com tudo o que ele disse.

      Agora se me disser que o Benfica tem razões de queixa no jogo que acabou de acontecer contra o Zenit, em que ficou um penalti claro por marcar, concordo a cem por cento.

      Obrigado de novo, e um abraço!

Deixar uma resposta