Primeira jornada do campeonato, primeira deslocação difícil. Amanhã irá decorrer no Estádio Cidade de Coimbra o primeiro teste, em campo, para o Sporting comandado por Marco Silva.

O Adversário

Alguns treinadores recentes da Académica privilegiaram um futebol mais aberto, em que tentavam ter alguma bola e apostar na criatividade dos seus extremos para tentar chegar ao golo.

No entanto o treinador agora é Paulo Sérgio. Quando treinou o Sporting ficou conhecido por passar o tempo a pedir um pinheiro, e parece que na Académica lhe arranjaram um: Schumacher. Um brasileiro de 27 anos, 1.92.

Acredito que muito do jogo do Paulo Sérgio vai passar por um sector defensivo, e meio campo, muito físico, e agressivo. Isto para agarrar com unhas e dentes o ataque do Sporting, e depois lançar contra-ataques rápidos pelos seus dois extremos velocistas, Marinho e Ivanildo. Com um pinheiro na área será sempre um grande perigo.

O Sporting

Os convocados foram os seguintes:

Rui Patrício, Marcelo Boeck;

Cédric, Maurício, Naby Sarr, Paulo Oliveira, Jefferson;

William Carvalho, Oriol Rosell, Adrien, André Martins, João Mário, Ricardo Esgaio, Carlos Mané, Carrilo, Diego Capel, Heldon;

Montero, Tanaka.

Na equipa titular vamos ter um problema no centro da defesa. Paulo Oliveira ou Naby Sarr irão ocupar um lugar para o qual ainda não estão entruzados com a equipa. Se isso é mau por um lado pode também motivar quem jogar a fazer uma exibição forte para dizer que podem ser desde já o titular sem precisar-mos de ir ao mercado. Gostava que isso ocorresse mas será muito difícil.

Neste caso se for Paulo Oliveira o escolhido teremos a vantagem de ter um central já mais habituado ao campeonato Português. Por outro lado Naby Sarr tem um físico importante na luta contra um pinheiro. E uma das maiores vantagens do Rojo era a velocidade, e nisso o mais parecido será o francês.

Na baliza e meio campo tudo parece mais tranquilo. São os que acabaram a época passada, e mesmo que mude um pouco o posicionamento de André Martins, são eles que irão entrar em campo.

No ataque voltam os problemas. Islam Slimani não jogará pelos motivos disciplinares, e será Montero o titular. Ao contrário do caso da defesa este é mais tranquilo. Apesar de andar a atravessar uma seca de golos, pelo menos não anulados, foi titular grande parte da época. E até poderia ser titular mesmo com Slimani presente.

Nas alas do ataque Carrillo tem lugar cativo. Pelo que fez na pré-época o lugar é dele, e vamos ver se é desta que vai conseguir demonstrar o seu potencial. Para o lado oposto é um problema. Héldon ainda não demonstrou o porque da sua contratação. Mané fez uma péssima pré temporada. Se estivesse na forma com que terminou a época seria o titular. Capel talvez seja a melhor opção, mesmo que não me pareça o ideal para o Sporting actual. Esgaio penso que terá sido convocado para a lateral esquerda.

Prognóstico

Acredito sempre que vamos ganhar. Num inicio de época então tenho sempre a confiança em alta. Este é daqueles jogos que é muito importante não sofrer um golo.

Isto vai ser verdade para muito do campeonato mas contra equipas físicas será ainda mais importante. Penso também que a Académica não tem jogadores frios o suficiente para enfrentar um adversário com muita troca de bola à frente da sua defesa. Será um jogo em que o jogo interior entre André Martins, Montero e Adrien podem ser decisivos, e quem sabe, arranjarem espaço para um Carrillo entre linhas ganhar o jogo.

Mas vamos em frente, que a vitória tem de ser nossa!

Deixar uma resposta